O Monopoly, conhecido no Brasil como Banco Imobiliário, ganhou uma versão para enófilos que se passa em Napa Valley
por André De Fraia
Os amantes do vinho e dos jogos de tabuleiro ganharam um novo jogo. O Monopoly, o famoso Banco Imobiliário como é conhecido no Brasil, lançou a edição Napa Valley.
As principais áreas de vinhedos estão entre as propriedades e lugares apresentados, ao lado de pontos de referência locais e algumas vinícolas. A propriedade mais cara é a famosa estátua Grape Crusher de Napa, em vez de uma propriedade vinícola específica.
Esta, não é a primeira edição relacionada ao vinho do famoso jogo de tabuleiro. Na França, o Monopoly edition des vins apresenta as principais áreas vitivinícolas do país e ao invés de ruas, o jogo traz vinhedos de regiões famosas como Bordeaux, Borgonha, Champagne e Rhône, com Corton-Charlemagne na Borgonha sendo a propriedade de maior valor de maior valor.
O objetivo do jogo, desenhado pela France Agricole Association, é adquirir terras e construir um investimento através de vinhedos, ao invés das casas e hotéis do jogo tradicional. Os jogadores têm que negociar a terra através de leilões ou aluguéis, para depois construir instalações vinícolas.
Atividades agrícolas foram acrescentadas ao jogo. Por exemplo, se você for preso na época da colheita, os outros jogadores terão de colher suas uvas para você.
Esses jogos ainda não estão disponíveis no Brasil, mas por aqui há o famoso Mestre dos Vinhos – Tintos do Mundo. A ideia do jogo é que, de maneira simples e intuitiva, sempre convidando à experiência dos sentidos, você reúna amigos e convide a todos a desvendar os mistérios de cada garrafa em uma degustação às cegas.
“O jogo se propõe, de forma divertida, a mostrar que não existe verdade absoluta sobre esta ou aquela uva ou sobre os diferentes aspectos que envolvem a produção de um bom vinho. Assim como em outras artes, os enólogos expressam seu estilo e personalidade em cada rótulo, tornando a experiência da degustação um momento único”, está na apresentação de Mestre dos Vinhos.
Ele pode ser jogado de três a seis pessoas, que podem levar seus próprios vinhos, assim como também pode ser conduzido por um sommelier.
Antes de começar o jogo, cada jogador deverá preencher uma ficha com as informações relativas às 8 (oito) características que compõem seu vinho e que deverão ser desvendadas pelos confrades em degustações às cegas.
Depois de devidamente preenchida com todas as informações, a ficha precisará ser guardada e mantida em segredo para ser revelada somente após a realização da degustação do vinho apresentado pelo enófilo para verificação dos acertos e devidas pontuações. Ao término de todas as rodadas, o jogador com maior pontuação receberá o título de Mestre dos Vinhos.
Para comprar, basta clicar aqui.