Sob olhares

Cadastro nacional de uvas e vinhos deverá começar ainda este ano

Novidade facilitará o monitoramento da produção e o desenvolvimento de políticas públicas


Antiga reivindicação do setor vitivinícola brasileiro, o cadastro nacional de uvas e vinhos deve ser colocado em prática ainda este ano. O início da contagem regressiva se deu nesta quarta-feira, durante o 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, quando o coordenador geral do setor no Dipov (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal), Helder Moreira Borges, anunciou que o sistema estará pronto para o cadastro vitícola em dezembro próximo, e para o vinícola, em janeiro de 2017.

A implantação permitirá um melhor monitoramento da produção de uvas e da comercialização de vinhos em todos os estados brasileiros; bem como possibilitará uma maior precisão acerca do real tamanho da cadeia produtiva para além das fronteiras do Rio Grande do Sul. Atualmente, o estado gaúcho é o único que já possui um sistema de levantamento de dados vitivinícolas. Em funcionamento desde 1968, ele servirá de modelo para aquele a ser implantado no restante do território brasileiro.

“Não vamos começar do zero, pois iremos incrementar os registros históricos já existentes”, disse Helder Borges. O desenvolvimento técnico do projeto é fruto da cooperação entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Embrapa Uva e Vinho e o governo federal por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS).

“Precisamos dessas informações não apenas para controle e fiscalização, mas para termos relatórios que permitam a construção de políticas agrícolas nacionais para o setor, como, por exemplo, de preço mínimo da uva e de regulação dos estoques”, comentou o coordenador. “Essas ferramentas também são importantes já que o setor da uva e do vinho ultrapassa o valor comercial em si. Há uma questão social muito forte envolvida”, completou.

 

LEIA MAIS
Flávio Zílio: o enólogo do ano 2016
Brasil lança nova rota de vinhos orgânicos
Vinhos finos registram única alta do setor vitivinícola brasileiro

Da redação

Publicado em 27 de Outubro de 2016 às 16:59


Notícias Congresso Mundial da Vinha e do Vinho Cadastro Nacional Ibravin Embrapa