Apreensão de drogas

Cocaína foi encontrada em carregamento de vinhos que saiu do Brasil

Foi encontrada cocaína em carregamento de vinhos e suco de uva que saiu do Brasil para Hong Kong, na China

Bags de vinho branco que continham cocaína líquida apreendidos em Hong Kong - Autoridade fiscal de Hong Kong
Bags de vinho branco que continham cocaína líquida apreendidos em Hong Kong - Autoridade fiscal de Hong Kong

por Silvia Mascella

A aduana de Hong Kong, com base em informações do serviço de inteligência local, retirou para análise amostras de vinho branco que estavam em embalagens plásticas utilizadas para vinhos bag in box, de um carregamento que saiu do Brasil. A ação aconteceu no dia 19 de dezembro de 2023 mas foi divulgada há poucos dias pelas autoridades.

O container de 20 pés, separado para inspeção, chegou em Hong Kong vindo do Brasil e a declaração afirmava que ele continha vinho tinto e branco além de suco de uva. Das 706 caixas de vinho, 37 delas continham 148 pacotes de liquido suspeito que, sob anáilise testou positivo para cocaína.

LEIA TAMBÉM: Ladrões roubavam garrafas de vinho em Milão

O peso total da carga com cocaína é de 444 kg, fazendo desse o maior volume de cocaína líquida já encontrada na cidade desde o começo das medições há mais de 20 anos. Nas ruas o valor da droga pode chegar a HK$490 milhões (310 milhões de reais).

As autoridades locais suspeitaram do carregamento pois algumas das caixas de vinho mostravam sinais de terem sido alteradas e seladas novamente. E como as autoridades consideram o Brasil um país de alto risco, as amostras foram separadas para análise. O superintendente da aduana, Jacky Tsang Kin-bon, afirmou para um jornal local que eles acreditam que os traficantes tentaram tiram vantagem da alta movimentação de mercadorias durante a época de Natal e Ano novo para fazer com que os narcóticos passassem despercebidos.

LEIA TAMBÉM: Tailândia vai baixar o imposto dos vinhos para alavancar o turismo

O container voltou para o depósito do terminal marítimo de Kwai Chung e está sob vigilância enquanto outros testes químicos estão sendo realizados. A marca dos vinhos não foi revelada. Um homem de 50 anos teria pego o carregamento e deixado num estacionamento em Tsing Yi, mas ninguém apareceu para recolher as caixas. Esse homem está preso, assim como outro homem de 38 anos que teria sido o responsável por coordenar o embarque.

(Com informações da The Drink Business.com e da Xinhuanet.com)

palavras chave

Notícias relacionadas