Vinhedos nobres

Cairanne recebe denominação Cru

Após oito anos de tentativas, a comuna passa a ostentar a principal classificação de um vinhedo em Côtes du Rhône

por Redação

Após dez anos pressionando a INAO, administração governamental que cuida das denominações de vinhos franceses, a comuna Cairanne pode agora celebrar seu título Cru, obtido neste início de ano. Com esta nova denominação, os vinhos sulistas do Vale do Rhône ganham status mais elevado. 

Vinhedos de Cairanne

Na França, são precisos oito anos para a região demonstrar mérito de receber uma denominação tão importante. Mas, uma vez obtida, a qualificação agrega ao terroir uma imagem mais qualificada, para deleite dos viticultores que tanto o cultuam.

O sistema de denominação francês foi criado em 1930 com intenção de proteger o terroir. Assim, garantindo a qualidade do vinho no país. As denominações francesas são feitas em camadas que variam por região.

A ideia da denominação é que uma região tem de provar que sua vinificação e solo merecem  reconhecimento. Por sua grande efetividade, o sistema francês foi um modelo de identificação geográfica por muitos anos na Europa.

Cairanne

A região é uma aldeia onde os vinhos eram, até recentemente, considerados Côtes Du Rhône – Villages, uma denominação de nível menor. Agora com o status Cru, a safra só pode ser colhida à mão e regras que limitam a quantidade de enxofre como conservante são muito mais rígidas.  O título ajudou a melhorar a imagem da região de Rhône e com isso inspirou os viticultores da região em melhorar suas plantações.

Cru

 A palavra Cru, assim como terroir, não possui tradução exata em português, mas em francês significa “crescer", e é aplicada a regiões viníferas de alta qualidade.

palavras chave

Notícias relacionadas