Vinho - 23.Set - Varietal Grenache

Dia Internacional da uva Grenache é celebrado hoje em diversos países

por Redação

Uma série de eventos no mundo todo irá celebrar hoje o Dia Internacional da Grenache, uma das uvas mais cultivadas no mundo.

OMelhorVinho.com.br - Deguste um delioso Châteauneuf du Pape, famoso vinho da região de Rhone, produzido com a varietal Grenache!

Divulgação
A idéia dessa celebração cresceu por conta do sucesso Simpósio Internacional de Grenache do ano passado, no Vale do Rhône.

Nicole Rodet, dona da propriedade Chene Bleu em Provença e fundadora do Simpósio, disse que o principal propósito por trás do evento não é apenas para encorajar as pessoas a descobrir a Grenache, mas também proteger as videiras antigas da uva de serem arrancadas para produzir mais variedades comerciais.

No ano passado, o primeiro Simpósio atraiu 250 produtores - incluindo Randall Grahm da Bonny Doon, Vincent Avril da Clos des Papes e Chester Osborn da propriedade sul-africana Eben Sadie.

Henschke e Torbreck estão apoiando o evento, assim como varejistas e outros profissionais do mundo do vinho na Califórnia, Espanha, Hong Kong, Brasil, Londres e Cingapura.

"Grenache, Garnacha, Cannoau... não importa como você fala, a maioria das pessoas já apreciou essa uva mesmo sem conhecê-la, na sua taça de rosé (...)", disse Rodet.

"Produtores a amam por causa do seu sistema de raiz profunda, alto rendimento e resistência à seca. Peritos em vinho apreciam a sua sensação aveludada na boca, e nós esperamos que todo mundo venha para conhecer e adorar esse vinho excepcional".

Como parte do evento, uma pesquisa foi lançada com o objetivo de descobrir exatamente quanto as pessoas sabem sobre essa varietal.

"Os resultados que nos tivemos até agora são fascinantes", disse o organizador, Robert Joseph. "Particularmente quando se trata de uvas que são conhecidas por dois nomes diferentes - você se surpreenderia com quantas pessoas não sabem que são a mesma".

Os resultados sairão hoje, no evento.

Mais notícias sobre vinhos...

+ China é o principal país importador de vinhos de Bordeaux

+ Consumo moderado de vinho reduz riscos de diabetes em até 84%, diz estudo

+ Na Itália, safra 2011 será menor em termos de quantidade, mas de ótima qualidade

+ Classificação de vinhos Cru Bourgeois 2009 é anunciada

+ Marca de vinhos da Califórnia cria competição para varejistas britânicos

palavras chave

Notícias relacionadas