Vinícolas do mundo

Do oceano para as vinhas, noruegueses fazem vinhos orgânicos no Chile

A família possui uma empresa de transporte marítimo centenária e se destaca na produção sustentável no Chile


Vinícola possui um total de 115 hectares de vinhedos

A família norueguesa Odfjell se dedica ao transporte marítimo e tem uma centenária companhia de navegação com sede na cidade de Bergen, no país nórdico.

Nos anos de 1980, quando Dan Odfjell era seu presidente e estava no Chile a negócio, comprou um campo em Padre Hurtado no vale do Maipo com a ideia de produzir vinhos.

Odfjell Capitulo Blend 2019 - AD 91 pontos - Odfjell, Vale Central, Chile

Desenvolveu ali um vinhedo de 85 hectares e com os anos somaram outros, em setores como Molina (Curicó), Cauquenes e Loncomilla (Maule), totalizando 115 hectares.

Em Loncomilla cultivam Carignan, sendo das primeiras vinícolas a promover o renascimento desta variedade. Suas linhas de vinhos mais conhecidas são Armador e Orzada e a empresa, que hoje é liderada pelos filhos de Odfjell, Laurence e Dan, produz cerca de um milhão de garrafas ao ano.

O segredo do sucesso está na equipe enológica. Combinado aos conhecimentos de Arnaud Hereu de Bordeaux, o fundador da vinícola Dan Odfjell compôs um time de estrelas para brilhar no mercado de vinhos premium do Chile.

Sala de amadurecimento dos vinhos da Odfjell

A filosofia prima por exprimir a essência do terroir, por meio de práticas sustentáveis de vinificação – como o cultivo orgânico.

A empresa foi ainda a primeira na América do Sul a empregar um sistema de fluxo por gravidade para garantir o manuseio suave da fruta durante todo o processo de vinificação.

Para encontrar os vinhos da Odfjell, clique aqui.

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

Da redação

Publicado em 9 de Setembro de 2021 às 15:00


Vinícolas do mundo Odfjell Vinho Chile Vinho orgânico Sustentabilidade Vinho chileno