Finca Sophenia faz vinhos que respeitam a terra aos pés dos Andes

por Redação

Finca Sophenia é uma vinícola reconhecida como um dos produtores de vinho de mais alta qualidade na Argentina. Para atingir esse objetivo, Roberto Luka, seu motorista, escolheu Gualtallary, Tupungato, Mendoza, uma das áreas de maior prestígio para produzir vinhos de alta qualidade. Os vinhos já foram elogiados por críticos da Europa, América e Ásia.

LEIA MAIS

» Países desconhecidos no mundo do vinho

» Arqueólogos encontram vinícola mais antiga do mundo, na Armênia

Uma das primeiras vinícolas a apostar no hoje muito em voga distrito de Gualtallary, na parte alta do Vale de Uco, em Mendoza, a Sophenia foi fundada em 1997 pelo empresário Roberto Luka, quando a região era quase um deserto, sem hotéis ou restaurantes próximos à propriedade.
A vinícola argentina tem 130 hectares plantados junto à cordilheira, e desde 2013 conta com o trabalho do enólogo Matías Michelini, nome chave da área de Gualtallary, conhecido por elaborar vinhos que respeitam a força da fruta e seu sentido de origem.

Um setor da vinha foi reservado para as plantas da Malbec criadas em Mendoza, clones de baixa produtividade escolhidos por suas propriedades aromáticas e cujas estacas provêm das vinhas mais representativas dessa região única, na qual Malbec atinge sua expressão máxima.


O pequeno terroir de Gualtallary confere a seus vinhos um dos perfis mais exclusivos da Argentina, distinguindo-os como alguns dos mais frescos e minerais do país. A combinação de altura, clima frio e solos arenosos e pedregosos resulta em uma acidez natural ideal que produz vinhos intensos e elegantes que se destacam por sua boa estrutura e textura tânica única.

» Para ver os melhores vinhos avaliados da Finca Sophenia, clique aqui 


palavras chave

Notícias relacionadas