Novo projeto do grupo Artémis Domaines reúne 35 hectares transferidos da Bouchard Père et Fils e deve operar integralmente até 2027

por Redação
O empresário francês François Pinault, dono do grupo Artémis Domaines, anunciou a criação do Domaine des Cabottes, um novo empreendimento na Borgonha formado a partir de alguns dos vinhedos mais prestigiados da Côte d’Or.
O projeto reúne 35 hectares transferidos da tradicional Bouchard Père et Fils, casa fundada em 1731 e uma das mais antigas da região. As parcelas incorporadas ao novo domínio incluem áreas de Montrachet, Chevalier-Montrachet e Corton, além de vinhedos premier cru reconhecidos, como Beaune Grèves Vigne de l’Enfant Jésus, Volnay Caillerets e zonas nobres de Meursault. Após a transferência, a Bouchard Père et Fils manterá cerca de 50 hectares sob seu controle.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
A criação do Domaine des Cabottes faz parte da reestruturação conduzida por Frédéric Engerer, diretor da Artémis Domaines, que também detém o Clos de Tart e o Domaine d’Eugénie, em Vosne-Romanée.
Desde a aquisição da Bouchard em 2022, o grupo interrompeu a compra de uvas externas para concentrar a produção em propriedades próprias e já havia transferido parcelas da Côte de Nuits para o Domaine d’Eugénie.
LEIA TAMBÉM: Seis harmonizações tradicionais que todo apreciador de vinho deve conhecer
Segundo a britânica Decanter, o novo domínio será sediado no Château de Puligny-Montrachet, obtido em uma troca de vinhedos com o produtor Etienne de Montille. A construção da nova vinícola já começou e deve ser concluída até 2027, embora os vinhos passem a ser comercializados sob o rótulo Domaine des Cabottes a partir da safra 2023.
As propriedades do grupo na Borgonha são certificadas como orgânicas e que o novo domínio será conduzido sob práticas biodinâmicas a partir de 2026. A empresa afirma que o objetivo é fortalecer o controle de qualidade e a gestão individualizada de cada vinhedo, consolidando a aposta da Artémis em uma viticultura de alta precisão.
+lidas

Arqueólogos encontram vestígios de viticultura com mais de 8 mil anos

Por que o termo “claret” virou sinônimo do vinho de Bordeaux?

Crljenak Kaštelanski conheça a casta croata e seus diversos nomes

Guia ADEGA Espanha 2025-2026 estreia com degustação de vinhos espanhóis em São Paulo

A ligação entre a Igreja Católica e o champagne