Ventisquero

Gonzalo Vial Vial, fundador da Viña Ventisquero faleceu aos 88 anos

O empresário chileno Gonzalo Vial Vial foi o fundador da Viña Ventisquero e da Agrosuper

Empresário chileno Gonzalo Vial Vial faleceu aos 88 anos
Empresário chileno Gonzalo Vial Vial faleceu aos 88 anos

por Silvia Mascella

Faleceu, na última terça-feira, aos 88 anos, o empresário chileno Gonzalo Vial Vial, que foi o fundador da Viña Ventisquero e era presidente da Agrosuper, uma gigante do ramo de alimentação no Chile, com 13 mil funcionários diretos.

Gonzalo Vial Vial nasceu na capital Santiago em 1935 e era o mais novo de dez irmãos. Formado em Agronomia, a disposição para empreender começou cedo (em 1955) e em entrevistas ele afirmou que no inicio ele não tinha dinheiro para fazer nenhum investimento, mas começou produzindo e vendendo ovos  e em seguida frangos.

LEIA TAMBÉM:Restaurante La Tour d'Argent perde quase 8 milhões em vinhos

Já um empresário de sucesso, aos 60 anos, Gonzalo Vial Vial decidiu se aventurar em outra de suas paixões ligadas à terra e aos alimentos. Ele queria criar uma vinícola que valorizasse as origens do Chile. Assim, em 1998 são plantadas as primeiras videiras no Vale do Maipo Costa.

No ano de 2002 já na sede da empresa, é criada a marca Ventisquero (nome dado em homenagem aos glaciares da Patagônia chilena). Com o trabalho do enólogo-chefe Felipe Tosso e a assessoria do enólogo australiano John Duval, a vinícola expande seu territórios de cultivo de norte a sul do país, produzindo vários estilos de vinhos e crescendo em vendas nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil.

LEIA TAMBÉM Os melhores vinhos chilenos por até R$ 100

A Agrosuper - empresa que Gonzalo presidiu até o final de seus dias - era, em 2022, responsável por 50% de toda a carne de frango do mercado chileno, 54% de porco e 65% de peru. Através de mudanças realizadas em 2020, a empresa controladora dos negócios da família (Promotora Doñihue) passará a ser administrada pelos quatro filho de Gonzalo Vial Vial que serão diretores fundadores até 2046 e, segundo diretrizes do pai, todas as decisões deverão ser tomadas com ao menos três votos.

palavras chave

Notícias relacionadas