Revista ADEGA
Busca

Grateful Dead

Icônica banda de rock, Grateful Dead, lança seus vinhos

A vinícola californiana Gnarly Head Wines e o ícone do rock Grateful Dead anunciam parceria para lançamento de dois vinhos


Grateful Dead, em parceria com a Gnarly Head, lança seus vinhos
Grateful Dead, em parceria com a Gnarly Head, lança seus vinhos

A icônica banda de rock Grateful Dead, através do gerente do seu legado, anunciou o lançamento de dois vinhos, um Old Vine Zinfandel, proveniente de vinhas de 35 a 80 anos na denominação de Lodi, Califórnia, e um Cabernet Sauvignon. A responsável pela produção é a Gnarly Head, produtora de vinhos da Califórnia especialista em vinhas velhas.

“Os vinhos Gnarly Head e a música do Grateful Dead estão enraizados no norte da Califórnia, e ambos são expressivos, ousados ​​e fiéis às suas raízes – então essa parceria é um ajuste natural. E eles são fantásticos quando apreciados juntos”, comentou Andrew Blok, diretor de marca da Gnarly Head.

Os rótulos dos vinhos apresentam iconografia instantaneamente familiar aos “Deadheads”, como são chamados os fãs do Grateful Dead. No Limited Edition Old Vine Zinfandel estampado no rótulo está uma figura de caveira e rosas, típica da banda, que emerge do tronco de uma videira antiga e retorcida. Já no rótulo do Limited Edition Cabernet Sauvignon, o relâmpago “Bolt skull”, que ficou famoso na capa do épico álbum duplo ao vivo de 1976 “Steal Your Face”, aparece adaptado junto ao nome do vinho.

David Lemieux, arquivista e gerente de legado do Grateful Dead, observou que “Você não apenas ouve a música do ‘The Dead’, você a experimenta. A música é uma expressão de um estado de espírito da Califórnia que é rico em criatividade, conexão e comunidade. Os vinhos Gnarly Head aproveitam essa mesma paixão e energia, e espero que esses vinhos fantásticos inspirem os fãs do Dead a pegar algumas dessas vibrações quando se servirem de uma taça de vinho Gnarly Head e colocarem seu álbum favorito.”

iconica-banda-de-rock-grateful-dead-lanca-seus-vinhos
Grateful Dead em 1970 fotografado por Herb Greene para a revista Billboard

O Grateful Dead foi fundado em 1965 em São Francisco e ficou famosa por misturar elementos do rock, folk, country, psicodelia, jazz e blues em uma música experimental e única. A banda, que durou até 1995 e esteve na lista dos melhores artistas de todos os tempos da revista Rolling Stone, tem como hinos as músicas Friend of the Devil, Athea e Cassey Jones.

Jerry Garcia, guitarrista e vocalista da banda que faleceu em 1995, é considerado por muitos como um dos grandes expoentes da música. Tanto que fãs do Grateful Dead pagaram mais de um milhão de dólares em um evento que leiloava artigos de Garcia. Além de materiais ligados à banda e carreira musical do artista, a banheira, a pia do banheiro e até o vaso sanitário do cantor foram arrematados pelos Deadheads.

Para quem acha que não, bandas de rock e vinho harmonizam e muito. De Bon Jovi e Sting até Motörhead e Ozzy Osbourne a lista não para de crescer, confira nossa matéria especial dos roqueiros que possuem um pé nos vinhedos.

Nota do autor: essa matéria foi escrita ao som do Dead!🤘

André De Fraia
Publicado em 20/06/2022, às 09h00


Mais Mundovino