Mundovino

Itália e Grécia anunciam números da desafiadora safra 2021

A Itália já possui cerca de 4,8 bilhões de litros em suas adegas, já a Grécia registra queda de 29% em relação a 2020

por Glaucia Balbachan

Um levantamento feito pelo Ispettorato centrale della tutela della qualità e della repressione frodi dei prodotti agroalimentar – ICQRF –, mostra que as vinícolas italianas possuem 3,68 bilhões de litros de vinho, 890 milhões de litros em mosto e mais 340 milhões de litros em processo de fermentação frutos da safra 2021. Números esses do dia 30 de setembro, sem a colheita ter sido finalizada.

Segundo o relatório da ICQRF, os dados contidos mostram 17.364 operadores, ou seja, 95% do vinho italiano.

LEIA TAMBÉM: 10 vinícolas que você deve conhecer na Itália

O maior produtor continua sendo o Vêneto, a região é responsável por 22% do vinho italiano, com a Toscana (12,9%) e a Emilia-Romagna (11,1%) nas segunda e terceiras colocações.

Outro dado que chama a atenção é que apesar do grande número de Indicações Geográficas – a Itália possui 526 regiões classificadas – o vinho fica concentrado em algumas principais designações. Vinte delas são responsáveis por 54,9% do total de estoque de vinho italiano. Destaque para Prosecco com 6%, IGP Toscana 4,6% e Montepulciano d’ Abruzzo 3,9%.

Entre os grandes vinhos sobressaem Chianti 3,4 %, Chianti Classico 2,6%, Franciacorta 1,9% e Barolo 1,7%.

LEIA TAMBÉM: Exploramos os vinhos e terroirs da Grécia

Já na Grécia...

No país de Zeus e os deuses do Olimpo as notícias não foram tão boas com uma queda de quase 29% na produção de vinho na comparação com 2020.

Segundo o Ministério de Desenvolvimento Rural de Alimentação grego, a baixa produtividade foi em decorrência do granizo, das geadas e sucessivas ondas de calor que trouxeram efeito negativo sobre o volume de vinho.

Safra 2021 na Grécia
Colheita na Grécia na região de Ática

A categoria de vinhos que mais sofreu foram os mais simples, sem indicação geográfica que registraram uma queda de  35,51%. No sentido contrário, a produção de vinhos com indicação geográfica teve aumento de 3,29%.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Assine ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas