Na plataforma Bored Grapes o usuário pode ser dono de um vinhedo, cultivar uvas e fazer seu próprio vinho
por Paula Daidone
Ter uma vinícola é o sonho de muitos apaixonados por vinho. E esse anseio está mais perto de se tornar realidade, pelo menos no metaverso. O projeto Bored Grapes permite que os usuários sejam donos de uma propriedade vitivinícola, com direito a vinhedo e vinho de verdade.
Desenvolvido por Nicholas Keeler, enólogo da Authentique Wine Cellars, no Oregon (EUA), junto com um grupo de especialistas em vinho e tecnologia, o Bored Grapes é um metaverso online centrado no mundo enológico, onde usuários adquirem NFT relacionadas ao tema.
A primeira coleção disponibilizou 5.555 garrafas de vinho vazias (esgotadas em 30 minutos), que poderão ser trocadas por vinho de verdade produzido por Keeler. Neste final de semana da Páscoa, a plataforma disponibilizará a segunda coleção com 5.555 NFT, desta vez, são videiras ficticias.
As mudas serão cultivadas no Vinum Estate, vinhedo metaverso da Bored Grapes, até chegarem a maturidade completa, com 112 cachos de uva. Nesse momento, o usuário poderá colher as uvas, criar seu vinho e engarrafa-lo em garrafas NFT. Em seguida, poderá fazer a trocar por uma garrafa real de vinho também elaborada por Nicholas Keeler.
O custo por videira é de 0,10 Ethereum (ETH). No entanto, os usuários podem pagar com moeda tradicional, em dólar, por cartão de crédito. O valor cobrado será baseado no valor atual da criptomoeda ETH, que, no momento da redação deste texto, é de US$ 1.872,50. Isso dá o custo de US$ 187,25 por videira.