Revista ADEGA
Busca

Mundovino

Krug promove degustação harmonizada com música

Em paisagem imersiva, de olhos vendados com degustações envolvendo música são experiências que vem se multiplicando na França para descobrir vinhos de formas diferentes


Krug promove degustação harmonizada com música para deixar suas borbulhas ainda mais especiais

O Champagne pode despertar outros sabores e aromas quando combinados com música

As degustações clássicas estão agora desatualizadas. "Quando experimentamos vinhos muitas vezes estamos cheios de automatismos. Somos guiados em uma trilha e não exploramos o vinho adequadamente", disse à AFP Gabriel Lepousez, médico de neurociência do Institut Pasteur.

» Best Buy 2021. 100 vinhos AD 90+ por R$ 100 ou menos

A ideia é sentir o champanhe nos cinco sentidos - visão, toque, paladar, cheiro e audição. "O cérebro tem fenômenos de correspondências sensoriais e de sinestesias. Quando você entende um vinho, você ganha confiança e prazer, que é a chave para a experiência no final”, conta Lepousez.

Uma das pioneiras das degustações musicais, a casa de Champagne Krug, está oferecendo uma experiência virtual este ano com uma caixa que contém uma garrafa de Krug, pratos que harmonizam as diferentes facetas do vinho, um código QR para acessar uma sinfonia composta para este champanhe e uma máscara preta para colocar nos olhos para melhor ouvi-la.

“A música permite esse foco no vinho por meio do nariz, boca e ouvidos em uma imersão de melodias, envolvendo um balé de bolhas ao degustar o Champagne”, explica Lepousez.

“Passeio de barco, jardim florido, praia deserta, na sombra de árvores ou mesmo uma caminha entre os vinhedos pode trazer outros sabores ao Champagne, fazendo que seu espumante seja ainda mais especial”, finaliza o neurocientista.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Glaucia Balbachan
Publicado em 29/12/2021, às 11h16 - Atualizado às 11h27


Mais Mundovino