Mundo Vino

Levantamento aponta notas mais altas para vinhos orgânicos

Análises foram feitas com mais de 200.000 notas de vinhos em duas pesquisas separadas

por André De Fraia

Vinhedos orgânicos na Califórnia

Dois estudos separados realizados nos Estados Unidos e na França analisaram mais de 200.000 notas dadas a vinhos por empresas especializadas e concluíram que vinho certificados como orgânicos ou biodinâmicos são “melhores”.

Primeiro a pesquisadora Magali Delmas da Universidade da Califórnia em Los Angeles – a UCLA – analisou 74.000 notas de vinhos californianos dados por Robert Parker, Wine Enthusiast e Wine Spectator e concluiu que os vinhos ecológicos têm em média notas 4,1% superior que os não certificados.

Seguindo a mesma linha, na França, foi publicado um estudo na revista Ecological Economics com a análise de 128.000 notas de vinhos exclusivamente produzidos na França e o resultado foi ainda superior. Segundo a pesquisa os vinhos certificados como orgânicos tiveram um resultado 6,2% maior do que os que dizem ser orgânicos, porém sem certificação. Para os biodinâmicos o resultado foi que os vinhos certificados receberam notas 11,8% a mais do que os não-certificados.

A mudança na mentalidade de produtores e consumidores está elevando o mercado de vinhos ecológicos, segundo a consultoria IWSR os vinhos biodinâmicos e orgânicos devem ter um salto nas vendas de 43% entre 2020 e 2024.

» Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 5 mil garrafas de vinho

» Aves silvestres podem ajudar a viticultura

» Um bilhão de garrafas orgânicas

A pesquisadora Magali Delmas diz que é um interessante movimento do mercado uma vez que os vinhos orgânicos e biodinâmicos por anos tiveram a reputação de serem ruins e por isso produtores chegaram a esconder a certificação, ela conta que embora vinícolas “estivessem na produção de vinho sustentável e orgânico, não queriam usar o rótulo orgânico porque tinha uma reputação muito ruim, então não usavam essa coisa nova chamada biodinâmica ”. Porém, com a nova geração, a imagem dos vinhos ecológicos mudou e o mercado cresce rapidamente.       

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas