Com pouco mais de 40 anos, a empresa é a maior cooperativa da região de Champagne
por Silvia Mascella Rosa
Uma entre cada seis garrafas de Champagne vendidas nos supermercados franceses é da Nicolas Feuillatte. É a marca que mais vende na França e um dos cinco mais vendidos no mundo. Assim, os produtores concorrentes de Champagnes orgânicas celebram também o novo lançamento da vinícola - no próximo mês de maio - pois ele dará enorme visibilidade ao setor, ainda tímido de espumantes orgânicos e biodinâmicos.
Com o nome de Nicolas Feuillatte Collection Organic, o Champagne é um extra brut (tem 4,3 gramas de açúcar por litro) com base de uvas Pinot Noir (60%) e Chardonnay (40%), que vem dos terroirs Barséquanais e Vale do Marne, segundo a ficha técnica.
Inicialmente o produto será distribuído para os comerciantes de vinhos e Champagnes e só depois irá para as gôndolas dos supermercados. O valor será de 39 euros a garrafa (aproximadamente 240 reais). Para o lançamento especial na primavera parisiense, a loja localizada na luxuosa rua Faubourg Saint Honoré, receberá decoração exclusiva por dentro e por fora, com a cor verde escolhida para diferenciar a nova linha.
Com pouco mais de 40 anos, a empresa é a maior cooperativa da região de Champagne e deve seu nome a um parisiense que nasceu numa família de comerciantes de vinhos e bebidas. Depois da segunda guerra mundial, trabalhando nos EUA, ele decidiu investir em vinhedos em Champagne.
As primeiras uvas colhidas foram vendidas para outros produtores. Mas em 1976 ele decidiu criar um produto com seu próprio nome, apenas para um grupo de amigos norte-americanos. O sucesso foi imenso e imediato e dez anos depois ele vendeu a marca para a cooperativa Centre Vinicole de la Champagne, que havia sido fundada em 1972 no coração da Côte des Blancs, e até hoje produz os Champagnes da marca. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil.
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