Sabe aquela sacola plástica que foi parar sem querer no oceano? Ela agora pode ser sua nova garrafa de vinho feita com plástico retirado de áreas costeiras
A gigante do mundo de luxo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE, proprietária de marcas de luxo como Louis Vuitton, Givenchy e TAG Heur e vinícolas como Château Cheval Blanc, Château d’Yquem, Moêt & Chandon e Veuve Clicquot, lançou o seu primeiro rosé de Provence em garrafa de plástico.
Mas não qualquer plástico. Afinal, o material utilizado na confecção das garrafas é obtido em áreas costeiras. Isso mesmo. Além de ser plástico reciclado é plástico retirado de nossos oceanos pelo projeto POP - Prevented Ocean Plastic.
E a sustentabilidade não para por aí. A propriedade Château Galoupet adquirida pela LVMH em 2019 e produtora do vinho, tem como objetivo produzir o vinho mais ecológico possível. A vinícola trabalha em projetos para preservar a biodiversidade local de Provence, a vida das abelhas na região e tem um trabalho para ser carbono positiva, ou seja, retirar mais carbono da atmosfera do que aquele que ela produz.
O vinhedo da Galoupet está em conversão para a viticultura orgânica e no vinho ou nas uvas não é utilizado nenhum produto sintético.
A garrafa é fabricada pela Packamama, anteriormente conhecida como Garçon Wines que já foi matéria aqui por ser uma das 10 garrafas mais inusitadas do mundo do vinho, e é totalmente reciclável. Pesando apenas 63 gramas – quase 10 vezes mais leve que uma garrafa padrão – e com um formato plano, é 40% menor espacialmente do que uma embalagem de formato circular, o que o torna mais eficiente para embalar e transportar.
André De Fraia
Publicado em 12/04/2022, às 16h00
+lidas