Vinho - 08.Mar - Estudo

Mulheres que bebem vinho têm mais sucesso em controlar o peso

por Redação

Eis aqui um novo paradoxo: mulheres de peso normal, que consomem bebidas alcoólicas de maneira moderada - especialmente o vinho tinto - conseguem controlar seu peso de maneira mais eficiente do que as demais (apesar das muitas calorias presentes nestas bebidas).

Pesquisadores do Brigham & Women's Hospital, em Boston, estudaram mais de 19 mil mulheres, de 39 anos ou mais, durante 13 anos. Aquelas que não bebiam álcool foram as que mais ganharam peso, e parece haver uma relação inversamente proporcional entre a quantidade de bebida ingerida e a o ganho de peso.

Mesmo sendo levado em consideração o estilo de vida, fatores de dieta, prática de exercícios e vícios como o fumo, o estudo concluiu que aquelas que menos bebiam foram as que mais engordaram.

Pelas conclusões, as mulheres que bebem de duas a três doses de álcool por dia, inconscientemente substituíam o consumo de comidas mais calóricas por outras mais leves ou até mesmo por bebidas. Os homens não foram incluídos na pesquisa e o efeito do vinho neles pode não ser o mesmo, já que eles provavelmente não trocariam refeições pela bebida.

Com a divulgação dos resultados, os pesquisadores mostraram cautela, por talvez estarem sugerindo uma nova maneira das mulheres fazerem dietas loucas. "Seria um erro pensar que beber álcool fará qualquer um perder peso. Nós não podemos deixar de pensar nas calorias presentes nas bebidas. Quem bebe muito consome muitas calorias também", advertiram.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Produtores usam garrafas "exóticas" para atrair consumidores
+ Segunda no mercado de rolhas sintéticas, NuKorc vai à bancarrota

+ O Melhor Vinho do Dia: À vitória argentina na Copa Davis!

+ Vinho vendido em pequenos "tubos de ensaio" vira mania na Europa
+ O Melhor Vinho do Dia: Aos 50 anos de carreira de Roberto Carlos

palavras chave

Notícias relacionadas