Sustentabilidade

Nova pesquisa mostra que garrafas de vidro são “muito mais” sustentáveis do que a bag-in-box

Segundo pesquisa da Wine Intelligence encomendada pela Vinexposium o vidro ganha pela facilidade de reciclagem


 

Nova pesquisa mostra que garrafas de vidro são “muito mais” sustentáveis do que a bag-in-box. Foto de Joe Carotta.

Pesquisa traz três elementos para sustentar a tese

A sustentabilidade é um assunto atualmente em voga no mundo todo e na enologia não é diferente. Entre as possíveis melhorias apontadas, as embalagens são um dos pilares para tornar a indústria vitivinícola mais verde.

» DO Penedès faz agressiva mudança e mira se tornar uma das grandes regiões vitivinícolas espanholas

Surfando nessa onda, a Vinexposium – feira de negócios que ocorrerá em Paris em fevereiro de 2022 – encomendou à Wine Intelligence uma pesquisa para entender qual seria a embalagem mais sustentável entre o vidro e a bag-in-box.

Haverá no evento um debate com o título “A garrafa de vidro está morta?”.

Segundo o portal britânico The Drink Business que teve acesso prévio ao resultado, o assunto ainda é polêmico, mas as garrafas de vidro despontam como “muito mais” sustentáveis do que a bag-in-box.

Segundo a pesquisa, há três principais motivos que sustentam essa tese:

  1. O vidro é altamente reciclável, enquanto a bag-in-box traz algumas dificuldades por ser feita de camadas de diferentes materiais.
  2. As principais matérias-primas do vidro são abundantes e naturais e podem ser adquiridas virtualmente em qualquer local do mundo, evitando transportes e emissões de gases.
  3. Por fim, a pesquisa aponta que o vidro, caso vá para aterros sanitários ou mesmo caia em locais errados como rios e mares, não são tão prejudiciais à natureza. Não há emissão de gases em sua decomposição e são inertes não tendo impacto negativo na fauna ou flora.

A pesquisa, que não analisou a questão de outros materiais como as latas, finaliza apontando que a solução mais sustentável não é trocar o vidro pela bag-in-box, mas trabalhar na reciclagem do vidro e na produção de garrafas que utilizam menos material.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

Assine ADEGA

André De Fraia

Publicado em 26 de Novembro de 2021 às 13:00


Mundovino Vinho Garrafa de vidro Bag-in-box Sustentabilidade Reciclagem