Votação em comitê na Alsácia quer permitir novos formatos de garrafas para os vinhos brancos
por Sílvia Mascella
No próximo dia 27 de março (4a feira) os representantes da AVA (Associação dos Viticultores da Alsácia), irão decidir em assembléia se permitem a utilização de outros formatos de garrafas para os vinhos alsacianos.
Desde 1955 a garrafa alongada verde ou âmbar, conhecida como 'Flauta da Alsácia' é a única permitida para engarrafamento dos vinhos DOC da região. Ao longo dos anos algumas exceções já foram abertas para que vinhos pudessem utilizar a garrafa bourgeoise (que não é a borgonha), um pouco mais bojuda.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa revela que quanto melhor o vinho, mais feliz você fica
É precisamente por conta dessas exceções que a reunião acontecerá, uma vez que alguns excessos foram sendo cometidos desde 2021, chamando a atenção da AVA para a revisão das permissões. Os delegados pretendem votar agora por quanto tempo irão permitir a utilização de garrafas diferentes e suas especificações técnicas.
Uma das premissas mais importantes é o que os vinhos alsacianos não utilizem jamais as garrafas bojudas clássicas de Borgonha, que seguem sendo proibidas, assim como as BIB (Bag in Box) e as latas. O grupo definirá as medidas de altura e bojo para as garrafas de 375 ml, 500 ml, 1 litro, 1,5l e 3 litros, além de deliberar sobre a aprovação de garrafas de plástico rígido com menos de 200ml para as companhias aéreas.
LEIA TAMBÉM: O vinho alemão da garrafa azul vai mudar de dono
Para os vinhos DOC a garrafa tradicional segue sendo um diferencial que os vinhos mais especiais carregam consigo, como foi determinado em 1945 e revisado no Caderno de Especificações da DOC em 1955, embora a comissão queira votar que ela não terá mais que ser obrigatória. Os vinhos produzidos na Alsácia mas sem IG ou DOC não poderão utilizar a garrafa flauta.
Veja abaixo os melhores vinhos brancos alsacianos degustados por ADEGA nos últimos tempos: