Escola do vinho

Para anfitriões e convidados: como agir (ou não) para fazer bonito em jantares com vinho

A etiqueta do vinho nos leva a situações delicadas. Mas há sempre uma maneira gentil de sair delas

por Redação

Veja dicas de como convidados e anfitriões devem se comportar em um jantar com vinho

Você foi convidado para um jantar na casa de um amigo. Ele lhe diz que preparará uma refeição especial e escolherá alguns vinhos para degustarem. Ótimo, não? Aí, vem a dúvida: será que você deve levar uma garrafa de vinho também? Descubra aqui o que fazer ou não fazer em jantares de vinho.

Anfitrião

Meu convidado trouxe uma garrafa de vinho sem que eu pedisse, sou obrigado a abrir?

Em um primeiro momento, a resposta é não. Se você já tem todo o jantar planejado, pensou em cada vinho para combinar especificamente com cada prato servido, não, você não precisa “abrir espaço” para mais uma garrafa que você sequer sabe em que sequência colocar. Além disso, como já apontamos no tópico anterior, a garrafa pode ser apenas um presente, um agradecimento pelo jantar. No entanto, se o convidado sugerir que vocês deveriam abrir a garrafa, é de bom grado fazê-lo.

Como lidar com um enochato durante o jantar?

A ideia, a princípio, era um jantar com vinho entre amigos, mas, um deles resolveu destilar todo o seu conhecimento sobre a bebida. Tornou-se o centro das atenções e está deixando a conversa monótona e o jantar tedioso. Não se acanhe e tente mudar o rumo da conversa. Busque outros assuntos, de preferência os mais genéricos, temas sobre os quais vários dos convidados possam ter opiniões a respeito. A ideia é promover o diálogo e não um monólogo professoral. 

Um convidado está bebendo demais e está sendo inconveniente com os outros. O que faço?

Se um convidado parece estar exagerando na dose e está começando a atrapalhar a noite, primeiramente, evite servi-lo de mais vinho. Coloque mais água no copo dele e dos outros. Sirva-o de mais canapés ou sobremesas. Se todos estiverem sentados ao redor da mesa, sugira mudar de local por um tempo, como ir para a sacada apreciar a vista - sem companhia das taças de vinho obviamente –, para respirar um pouco. Experimente essas alternativas para evitar que a situação fuja do controle. Caso passe dos limites e, infelizmente, torne-se incontornável, não há etiqueta. Com gentileza, contenha-o e ofereça um táxi para casa. Ligue no dia seguinte para saber como está a ressaca!

Um convidado está demorando para chegar, posso começar o jantar sem ele?

Infelizmente atrasos têm feito parte da rotina da maioria das pessoas, especialmente as que vivem em grandes metrópoles. Muitas vezes, sequer dá para culpar o “retardatário”, uma vez ele pode ter ficado preso no trânsito em algum ponto específico da cidade. Obviamente que, se for um jantar de vários passos, não é ideal iniciar sem a presença de algum convidado. Tente contato e verifique quanto tempo ainda ele tardará. Mas a dica principal é esteja preparado com um “welcome drink”. Assim, todos os que chegaram no horário têm uma distração enquanto aguardam os atrasados. Só inicie sem ele se realmente o atraso parecer excessivo e despropositado.

Os convidados estão demorando para ir embora. O que fazer?

O jantar teoricamente está finalizado. A refeição foi excelente, os vinhos também, a conversa foi ótima. Hora de ir embora, certo? Mas, às vezes, o bom ambiente faz com que os convidados não percebam que a hora de partir já chegou e começam a incomodar a rotina dos anfitriões. Para que os convidados percebam que chegou o momento de ir embora você pode “sinalizar” com algumas indiretas delicadas. “A conversa está ótima, mas alguém quer um café para finalizar a noite?”

Convidado

Fui convidado para jantar, devo levar uma garrafa de vinho?  

Antigas regras de etiqueta dizem que sempre que se é convidado por alguém para jantar em sua casa, é um bom costume levar alguma lembrança. Flores ou algum pequeno presente são sempre uma forma gentil de agradecer o convite e uma garrafa de vinho também pode ser considerada um presente! Portanto, não estranhe se o anfitrião não abrir sua garrafa. Caso você leve a garrafa com a intenção de que ela seja consumida, dê um jeito de avisar o anfitrião (“Trouxe esse vinho para provarmos, se você não se incomoda”). Sempre o melhor é perguntar, assim, você evita constrangimentos.

Eu não gosto dos vinhos que serão servidos, posso levar um de que goste?

Se você tem uma relação mais próxima com o anfitrião e quer levar um vinho para ser degustado no jantar, pergunte o que ele pretende servir e diga que gostaria de levar algo. Se a relação não é tão próxima assim, você também pode levar, mas seja educado ao sugerir que a garrafa deve ser aberta (“Comprei esses vinhos e estou louco para experimentar com você, por isso trouxe”).

Fui convidado e comprei uma garrafa especial para provar no jantar, mas o anfitrião não abriu. Posso pedi-la de volta?

Situação delicada. Antes de respondê-la, o ideal é evitá-la. Se você vai levar algo especial que quer que seja aberto deixe bem claro seu intuito (“Trouxe esta garrafa especialmente para que experimentássemos com o seu jantar, se não se incomoda”). Mas, caso isso tenha ocorrido, caso você tenha levado uma garrafa para ser consumida, mas ela não foi, definitivamente não é educado solicitá-la de volta. Se você ainda assim fizer questão, tente sugerir algo que possa levar o anfitrião a devolver a garrafa a você. “Uma pena não termos tido a oportunidade de provar o vinho que trouxe, quem sabe numa próxima oportunidade”. “Guarde bem aquele vinho que eu trouxe... Ele é especial, creio que você irá gostar muito. Quem sabe numa próxima vez possamos provar juntos”.
Caso o anfitrião sugira que você leve a garrafa de volta, pegue, mas seja delicado (“Trago ela de volta na próxima vez”). De um modo geral, esteja preparado para voltar para a casa sem a garrafa.

O que faço se percebo que um vinho servido está estragado ou com defeito?

Seja delicado. Se o anfitrião não notou o problema e ainda está entusiasmado com o vinho que está sendo servido, apenas deixe sua taça de lado e espere que a próxima garrafa seja aberta. Se você está em meio a pessoas que entendem de vinho ou então pessoas mais íntimas, você pode reportar o problema, ainda assim, tente ser sutil e não esnobe. “Vocês sentem algo diferente nesse vinho? Será que ele não está um pouco passado? Será que teria outra garrafa para comparar?”

O vinho está sendo servido na temperatura incorreta. Ou na taça errada. O que posso fazer?

Antes de você se tornar o enochato, pense no quanto isso está impactando no vinho e no ambiente do jantar em si. Se ainda assim perceber que a experiência do jantar está sendo comprometida por um desses problemas há formas de sugerir isso com delicadeza. Se o vinho estiver muito frio, basta esperar ele esquentar um pouco na própria taça, certo? Se estiver muito quente, você pode tentar algo como: “Ótimo, mas prefiro um pouco mais gelado, será que posso colocar na geladeira um instante?” Se a questão for a taça, melhor não tocar no assunto para não constranger o anfitrião, afinal ele talvez não tenha outras. Se perceber que há jogos de taças para diferentes vinhos, mas eles estão sendo servidos de maneira equivocada, experimente: “Se incomoda se eu testar esse tinto nesta outra taça? Gosto de ver como os aromas se comportam em taças diferentes. Vocês já fizeram esse teste?”

» Ih, derramou… Como tirar mancha de vinho tinto

» Quando e porque você deve decantar o vinho

» Um passeio pelos mais de 200 km da maior adega do mundo

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas