por Redação
Um dos mais renomados vinicultores de Bergerac, França, Hugh Ryman, afirmou que o aquecimento global está tornando impossível o cultivo da uva Merlot na região.
O dono do Chateau de la Jaubertie comentou que não planta a variedade desde 2000, e que a uva já está sendo substituída pela Cabernet Franc ou Malbec.
"É um longo processo, inclusive economicamente, mas eu estou expandindo o uso da Merlot nos vinhos rosé, e usando os métodos de vinificação do Novo Mundo, como temperaturas baixas e redução dos tempos de maceração", explicou Ryman.
O produtor ainda afirmou que terá de se adaptar ao clima e às novas variedades se quiser "uvas com delicadeza suficiente para produzir vinhos de alta qualidade".
O comerciante local Guy de Sauvignan confirmou, dizendo que "há uvas que não têm resistência às temperaturas um pouco elevadas, mas qualquer mudança será bastante lenta".
Caso esse aumento de temperatura realmente influencie o cultivo da Merlot, os produtores franceses já têm algumas alternativas, como a variedade Syrah ou a Cabernet Franc ou Malbec.