Escola do vinho

Portugal ou França? Trousseau ou Bastardo?

A mesma casta que tem um nome na França e outro em Portugal

por Redação

Bastardo em Portugal e Trousseau na França, mesma casta e dois nomes bem diferentes

Apesar de no mundo ter milhares de castas catalogadas, muitos casos são da mesma uva com nomes diferentes.

Esse fato não é incomum levando em consideração a história da uva e do vinho e que ele esteve presente em mesas, távolas e tabernas de diferentes culturas por pelo menos os últimos 4 mil anos.

LEIA MAIS

» As surpreendentes uvas desconhecidas

» Você prefere os blends ou varietais? Entenda as diferenças entre cada vinho

É o caso da "portuguesa" Bastardo que é a francesa Trousseau.

A Bastardo é uma variedade que proporciona vinhos longevos no Dão e no Douro, em Portugal. No entanto, ela também é uma casta importante da região do Jura, na França.

Parreira da uva Trousseau em Jura, na França

A primeira menção ao nome Bastardo é de 1531. Somente mais de 200 anos depois é que ela aparece com o nome Troussot (que se tornou Trousseau) nas regiões de Poligny e Besançon. 

Ela também é uma cepa comum na Galícia, na Espanha, onde pode receber ainda outros nomes, como Merezao e María Ordoña, e, em outras regiões pode aparecer como Verdejo Negro e Maturana Tinta. Alguns dizem que ela é sinônimo de Alfrocheiro e Castelão, mas não é, assim como também não deve ser confundida com a Bastardo Tinto.

A Bastardo é uma das variedades comuns no Vinho do Porto e Madeira, mas há alguns varietais de tintos tranquilos feitos com ela. 

Quer conhecer mais essa casta? Veja abaixo dicas ADEGA. Um Bastardo e Trousseau. E se quiser conhecer ainda mais, clique aqui para conhecer os melhores vinhos de Bastardo já degustados pela ADEGA. E aqui para conhecer os vinhos da Trousseau.

FAMÍLIA HORÁCIO SIMÕES BASTARDO 2010 - AD 93 pontos

Casa Agrícola Horácio Simões, Península de Setúbal, Portugal. Tinto licoroso doce de pequena produção elaborado exclusivamente a partir de Bastardo. Ótimo equilíbrio entre doçura e acidez. Muito complexo, mostrando notas de figo, compotas e frutos secos, tanto no nariz quanto na boca. Profundo e intenso. Surpreendente. Álcool 16%. 

DOMAINE TISSOT SINGULIER TROUSSEAU 2014 - AD 92 pontos

Domaine Tissot, Jura, França (Importado para o Brasil pela De La Croix). 100% Trousseau advindas de vinhedos biodinâmicos, com estágio de 12 meses em barricas de carvalho 10% novas. Esbanja cerejas maduras envoltas por notas florais, herbáceas e de especiarias, que se confirmam na boca, que é cheia de energia e tensão. Tem taninos de ótima textura, acidez vibrante e final persistente e profundo, com um lado rústico e cativante. Álcool 12%.  

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas