Condições favoráveis

Portugal prevê acréscimo de 8% no volume de hectolitros na vindima 2023

Esse aumento representa um volume de 7,4 milhões de hectolitros.

Imagem Portugal prevê acréscimo de 8% no volume de hectolitros na vindima 2023

por Redação

O IVV (Instituto da Vinha e do Vinho) prevê um acréscimo de 8% no volume de hectolitros na vindima 2023/2024 em Portugal, em comparação a campanha 2022/2023. Esse aumento representa um volume de 7,4 milhões de hectolitros.

De acordo com o IVV, o maior aumento foi percebido no Douro, com acréscimo de 146 mil hectolitros, e na região dos Açores, com a maior subida percentual, +165%. A região do Dão não se prevê variação na produção, enquanto na região da Madeira a previsão aponta para um ligeiro decréscimo (-1%) face à campanha anterior.

Nos Vinhos Verdes, Algarve e Alentejo, é esperado um acréscimo de 5% na produção em cada uma das regiões. Já Trás-os-Montes e Beira Interior, a previsão aponta para um aumento de 15% em cada uma delas e 10% na Bairrada, Távora-Varosa,Tejo, Lisboa e Península de Setúbal.

O IVV relatou que a qualidade geral das uvas é boa e apresentam-se em bom estado, antevendo uma produção de boa qualidade. As condições climatéricas têm sido favoráveis, houve pontualmente alguns problemas com oídio e míldio, mas nada que comprometesse a produção. 

palavras chave

Notícias relacionadas