O concurso julga cartas de vinhos em diversas categorias, como Melhor Carta de Espumantes e Melhor carta de vinhos em taça
por Redação
A edição do 2023 do prêmio Star Wine List revelou as melhores cartas de vinhos de bares e restaurantes do mundo. O concurso julga cartas de vinhos em diversas categorias, como Melhor Carta de Espumantes e Melhor carta de vinhos em taça. Além da categoria especial Best Austrian Wine List, em referência aos vinhos do país de origem da competição.
O título principal o Grande Prémio da Melhor Grande Carta de Vinhos ficou com o Alchemist, detentor de duas estrelas Michelin. O restaurante dinamarquês deixou para trás dois nomes de peso da gastronomia mundial, o Core de Clare Smyth em Londres e o Momofuku Ko em Nova York. Para concorrer nessa categoria é preciso ter uma carta com mais de 600 rótulos.
A premiação Melhor Carta de Vinhos entre 200 e 600 rótulos ficou com o Trivet de Londres. Dois restaurantes dividiram o prêmio de Melhor Carta de Vinhos com menos de 200 rótulos, o Babette em Estocolmo e St. Barts em Londres. O Prism em Berlin ganhou o prêmio de Melhor Carta de Vinhos em Taça
Haoma em Bangkok e ËLGR na Cidade do Cabo foram os vencedores do prêmio de Carta de Vinhos Sustentáveis. O prêmio de Melhor Lista de Espumantes foi para o Blue Hills at Stone Barns, localizado em uma grande fazenda biodinâmica em Nova York. O prêmio adicional de Melhor Carta de Vinhos Austríacos foi entregue ao Wallsé de Nova York.
O juri do Star Wine List foi composto por quatro premiados sommeliers: Reeze Choi, Terceiro Melhor Sommelier do Mundo 2023 (ASI); Paz Levinson, Melhor Sommelier das Américas 2015 (ASI); Pascaline Lepeltier Melhor Sommelier da França 2018 (ASI) e Ronan Sayburn MS,Court of Master Sommeliers Europe.