Quebrando Paradigmas

A conservação adequada de charutos é fundamental para preservar o luxo e o prazer

por Paulo Rogério Bueno

Muito se discute sobre conservação de charutos. As mais bizarras formas de se tentar manter este nobre bem conservado são sugeridas e, na grande maioria das vezes, tornam-se quase uma lenda urbana. Entre elas estão a colocação de charutos em um banheiro repleto de aromas de sabonetes e shampoos, simplesmente por ser um ambiente úmido, ou no closet e guarda-roupas, por serem ausentes de luminosidade e também úmidos. As geladeiras são uma estrela em meio aos desavisados e as caves de vinho um atrativo à parte para os que querem conservar seus vinhos nobres e ocupar os espaços vagos com charutos que irão complementar momentos lúdicos.

Tão importante quanto escolher um grande charuto é sua conservação, que requer 65% de umidade e uma temperatura abaixo de 21ºC. Dependendo do clima, o charuto resseca em curto espaço de tempo, variando de um a quatro dias, de acordo de sua apresentação (tubo, celofane ou natural). A conservação deve ser feita com critério e cautes Os acessórios são partes fundamentais para os apreciadores la. Claro que existem as condições chamadas de último recurso, quando estes são restritos e as condições precárias.

Mas quando se fala em apreciadores de charutos, os acessórios são partes fundamentais da arte. As caixas humidoras disponíveis no mercado funcionam muito bem e seus custos variam de R$ 200,00 a R$ 6.000,00, em média, perfeitamente viáveis segundo suas categorias de volumes e acabamentos. Hoje em dia, lugares especializados dispõem de espaços em locais apropriados para armazenagem de charutos com umidade e temperatura controladas. Quem realmente se propõe a ingressar neste universo deve ponderar estes fatores, não só pelo requinte de se ter uma caixa ou um estabelecimente em que se é sócio, mas de conservar a originalidade e o padrão de um artigo artesanal nobre, precioso e de muito prazer. A conotação de um charuto é de status e luxo, porém, um produto mal armazenado pode compremeter ambas as condições para quem realmente aprecia a arte.

broadweighs-cigars.com
Os acessórios são partes fundamentais para os apreciadores

palavras chave

Notícias relacionadas