As embarcações eram responsáveis por transportar o vinho do Douro
por Redação

Há documentos falando sobre os barcos rabelos – feitos para o transporte das pipas de vinho – desde o século X. Essas embarcações, de cerca de 20 metros de comprimento, foram concebidas especialmente para superar os desafios da navegação pelo Douro.
Antigamente, navegar pelo rio era considerado um perigo devido ao forte declive, às curvas apertadas, às rochas, aos ventos, às corredeiras etc. Os rabelos tinham um remo de popa, chamado espadela, e para a propulsão, usavam os remos na descida e uma vela para a subida.
Se não houvesse vento, o rabelo era puxado “à sirga”, ou seja, à mão, com cordas a partir das margens, ou por carros de boi. Havia anos em que mais de 3 mil barcos faziam o trajeto de subida e descida. Um detalhe importante: as pipas não eram enchidas por completo para que pudessem flutuar caso caíssem na água, já que os acidentes eram frequentes.
Veja também:
+lidas

60 anos do Julgamento de Paris e seu legado no vinho

O que é endometriose e como vinho pode ajudar no tratamento da doença

Qual a quantidade de açúcar correta para cada tipo de champagne

Estudo genético não encontra ligação geral entre álcool e câncer

Vinhos de Inverno: conheça o melhor vinho produzido no Brasil com a poda invertida