Nova Denominação de Origem

Região de Castilla-La Mancha ganha nova DOP - Campos de Calatrava

Espanha tem a mais nova DOP registrada, em Castilla-La Mancha: Campos de Calatrava

Vinhateiros e autoridades celebram a criação da nova DOP Campos de Calatrava, na Espanha
Vinhateiros e autoridades celebram a criação da nova DOP Campos de Calatrava, na Espanha

por Silvia Mascella

O pedido de inscrição da mais nova DOP (Denominação de Origem Protegida) espanhola, apresentado pela Associação para a Promoção do Vinho Campo de Calatrava em novembro de 2021, foi aceito pela Comunidade Econômica Européia na semana passada e já foi publicado no Diário Oficial da União.

A DOP Campo de Calatrava tem em sua zona geográfica 16 municípios pertencentes à província de Ciudad Real (no centro sul da Espanha, no maciço Ibérico), a pouco mais de 200 km ao sul de Madrid. A nova DOP é a de número 22 entre as registradas na grande região vitivinícola de Castilla-La Mancha.

LEIA TAMBÉM: Dicas de vinhos de La Mancha, a maior DO do mundo

A região demarcada tem altitudes entre 700 e 900 metros acima do nível do mar, solo de origem vulcânica com alto conteúdo de níquel. Os vinhos aprovados para a denominação são de variados estilos: brancos, rosés, tintos, espumantes e doces naturais, incluindo vinhos secos, demi-sec e doces.

São 13 mil hectares de vinhedos e as uvas permitidas na DOP são as tintas Cencibel (Tempranillo), Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Bobal, Petit Verdot, Cabernet Franc, Graciano, Garnacha  e Malbec. Entre as brancas permitidas estão a Airen, Macabeo, Verdejo, Chardonnay, Muscat a Petit Grain, Sauvignon Blanc, Riesling, Moscatel de Alexandria, Gewürztraminer, Viognier e Albariño.

LEIA TAMBÉM: Como ler os rótulos dos vinhos espanhóis

A associação de produtores, que possui seis vinícolas (Bodegas Naranjo, Quinta de Aves, Bodegas Reconquista, Encomienda de Cervera, Oleovinícola del Campo de Calatrava de Bolaños e Cooperativa Nuestra Señora de las Nieves de Almagro) vê a aprovação como uma oportunidade de alcançar novos mercados, reforçar o enoturismo e, através do grupo 'Calatrava Sabor', organizar eventos culturais, vinculando o vinho às ações de promoção de toda a região.

Com essa nova denominação de Origem, inscrita no registro da "União Européia de Denominações de Origem Protegidas e Indicações Geográficas Protegidas", a Espanha passa a ter 102 zonas com territórios protegidos para a produção de vinhos. A DOP Campo de Calatrava já existe para a produção de azeite de oliva e agora recebe a proteção também para os vinhos. Veja abaixo uma seleção de grandes vinhos espanhóis degustados por ADEGA.

palavras chave

Notícias relacionadas