Em sua primeira edição argentina, guia Michelin dá estrelas para dois restaurantes de vinícolas
por Silvia Mascella Rosa
Buenos Aires e Mendoza são as duas primeiras cidades argentinas a receberem estrelas do Guia Michelin para seus restaurantes. Foram sete os contemplados, um deles o Aramburu em Buenos Aires, foi o único que recebeu - logo de cara - duas estrelas.
Outros seis restaurantes foram premiados com uma estrela cada, sendo dois deles em Buenos Aires e quatro em Mendoza. O detalhe é que dois dos restaurantes mendocinos pertencem a vinícolas da região.
LEIA TAMBÉM: Vinícolas para conhecer e degustar na Argentina
O restaurante Casa Vigil, que pertence à Bodega El Enemigo (do reverenciado enólogo Alejandro Vigil em parceria com a Bodega Catena) recebeu a estrela vermelha (de qualidade) e a estrela verde (de sustentabilidade). Em sua página, a empresa (localizada na região de Maipú) afirma que estão todos muito felizes e orgulhosos de ver a gastronomia mendocina como parte importante da gastronomia mundial ,e felicitam o trabalho da equipe e do chef de cozinha Ivan Azar.
Na região de Luján de Cuyo está localizada a tradicional vinícola Lagarde, fundada em 1897. O jovem restaurante deles, Zonda - Cocina de Paisaje (fundado em 2022) também recebeu sua primeira estrela Michelin, celebrando a gastronomia andina, intimamente ligada aos produtos da região e oferecendo experiências que vão do campo à mesa.
Os outros premiados de Mendoza são os restaurantes Azafrán e o Brindillas. Em Buenos Aires, os dois premiados com uma estrela foram o restaurante Trescha e a tradicionalíssima casa de carnes Don Julio (em Palermo), parrilla mais famosa do país, que também recebeu as estrelas vermelha e verde.