Revista ADEGA
Busca

Massa polar atinge a Europa

Risco de Geada põe vinhateiros franceses em alerta

Serviço meteorológico alerta para baixas temperaturas e até neve em Bordeaux


Vinhateiros franceses buscam proteger seus vinhedos contra as geadas previstas para os próximos dias
Vinhateiros franceses buscam proteger seus vinhedos contra as geadas previstas para os próximos dias

Os vinhedos de Bordeaux estão em plena brotação, parte do ciclo normal do começo da primavera quando os dias ficam mais longos e quentes. Essa é uma fase muito delicada para planta e é por isso que os vinhaterios da região estão em alerta máximo com a previsão do tempo, que indica - para o próximo final de semana - temperaturas baixas e geada.

Cuidando do campo, protegendo as vinhas ou rezando para Saint Vin Saint, tudo o que os produtores não querem é a repetição do que aconteceu em abril do ano passado, em Bordeaux e na Borgonha, onde a geada arrasou vinhedos e quebrou a produção das duas áreas mais importantes da França.

Para quem não lembra, os produtores franceses utilizaram inúmeras “velas” nos vinhedos e até helicópteros para tentar evitar que a temperatura atinja o ponto de geada.

Em entrevista a um site de viticultura francês, Jean-Samuel Eynard, presidente da Federação de Comércio Agrícola de Gironde, se revela preocupado e pede para que os vinhateiros protejam seus vinhedos nos próximos dias: "Estamos vendo exatamente o mesmo clima de 2021, com mudança de lua no meio da semana, fluxo de ventos de nordeste. Mas a previsão é de que o final de semana seja ainda mais frio que no ano passado em Bordeaux, sendo que temos previsão de chuvas para os próximos dias, o que deixa o solo úmido, acentuando os efeitos da geada", diz Eynard.

Risco de Geada põe vinhateiros franceses em alerta
Vinhedos na Europa estão em plena brotação

Os produtores franceses passarão os próximos dias com um olho no vinhedo e outro no céu, tentando proteger seu meio de existência.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 30/03/2022, às 08h00


Mais Mundovino