Empresa descobriu documento de 1764 que falava de carregamento da bebida rosada, que estaria completando 250 anos em 2014
por Redação
A Casa de Champagne Ruinart revelou ter encontrado documentos que provam que foi a primeira empresa a produzir um Champagne rosé em 1764, uma história que completaria 250 anos agora em 2014.
De acordo com a empresa, relatos do livro da Maison indicam um registro de 14 de março de 1764, detalhando uma remessa de “uma cesta de 120 garrafas”, 60 delas eram Oeil de Perdrix. O termo Oeil de Perdrix se refere a uma coloração cobre roseada, a qual Ruinart afirma que é a prova de que envia Champagnes rosé desde 1764, exatamente há 250 anos.
Este Champagne rosé provavelmente era produzido pela adição de cores provenientes de sabugueiro para obter a coloração rosada, que era moda na época.
O primeiro carregamento de Ruinart rosé foi enviado para a Alemanha, ordenado pelo Duque de Mecklembourg-Strelitz. Frédéric Panaïotis, chef-de-cave de Ruinart, disse: “Como Casa de Champagne mais antiga da região, nossa história e herança são muito importantes e, portanto, ficamos muito empolgados em descobrir outra parte da história da casa e do mundo do Champagne. Estamos muito orgulhosos de nosso Champagne rosé e é maravilhoso saber que a história do Champagne rosé começou em Ruinart”.
Hoje, o Rosé de Ruinart é produzido pela mistura de vinhos tintos e brancos – um método que tem sido usado desde meados do século XIX. O rosé é feito a partir das uvas Chardonnay, da região de Montagne de Reims, e Pinot Noir.