Extrato produzido de semente das uvas pode reduzir sintomas da quimioterapia

Cientistas descobrem que polifenol encontrado na semente das uvas pode ajudar até mesmo no tratamento contra o câncer

por Redação

Cientistas australianos da University of Adelaide descobriram, em uma pesquisa recente, que um extrato retirado da semente de uvas pode reduzir os sintomas de um efeito colateral causado durante o processo de quimioterapia conhecido como Mucositis. 

Polifenol extraído da semente das uvas pode ajudar a reduzir sintoma causado pelo processo de quimioterapia

Sementes das uvas podem ajudar no combate ao câncer

Mucositis é uma consequência do tratamento contra o câncer, que causa inflamação e ulceração do canal gastrointestinal. Isso faz com que os médicos sejam obrigados a reduzir o processo de quimioterapia para poder controlar o estado de saúde dos pacientes.

Porém, em um estudo feito por cientistas da University of Adelaide, e mais tarde publicado na revista científica PLOS One, descobriu-se que um extrato polifenólico retirado da semente das uvas, com procianidinas, pode reduzir os sintomas da Mucositis bem como combater o próprio câncer.

Para o estudo, os cientistas dividiram 64 ratas em oito grupos.Neles, induziu-se à mucositis e também administrou-se doses variadas de procianidinas. O resultado observado foi que aqueles que receberam o extrato, a melhoria dos sintomas da mucositis foi mais rápida e eficaz, ao passo que os que não o receberam, não tiveram melhoria significativa.

Além disso, o extrato atinge também as células cancerígenas. “Ao contrário da quimioterapia, as procianidinas podem agir de forma mais eficaz sobre as células cancerígenas e fortalecer as que permanecem saudáveis”, declarou a autora do estudo, Amy Cheah. “As sementes tem efeitos mais positivos do que a quimioterapia”, acrescentou.

Mais investigações serão realizadas para identificar se há um limite de dosagem do extrato para não interferir em seus resultados.

palavras chave

Notícias relacionadas