Mundovino

Semifinais da Liga das Nações colocam frente a frente mais da metade da produção mundial de vinho

Itália, França e Espanha estão nas semifinais do torneiro europeu junto com a Bélgica

por André De Fraia

As semifinais do torneio ocorrerão nos dias 6 e 7 de outubro

Essa semana ocorrem os jogos das semifinais da Liga das Nações, torneio europeu que reúne as principais seleções de futebol dos países do velho mundo.

Mas indo além do futebol, chama a atenção dos enófilos que três das quatro seleções – Itália, França e Espanha – são exatamente os três maiores produtores mundiais de vinho.

A cada duas garrafas produzidas no mundo, uma vem de um dos três países. Juntos eles perfazem 53% da produção mundial, segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho – a OIV.

Itália lidera a lista com França em segundo e a Espanha em terceiro.

O troféu da UEFA Nations League

Porém, se lideram a produção um deles cai quando o assunto é consumo. A Espanha é apenas a oitava na lista e 12ª se o consumo for per capta. O país perde no quesito per capta até para a quarta seleção que está nas semis. A Bélgica tem a décima posição no ranking per capta e é apenas a 19ª em consumo.

Itália e França, porém, se mantém no topo. O país da bota é o terceiro em consumo e segundo em consumo per capta, Portugal lidera a lista. Já a França é a segunda em consumo – atrás apenas dos Estados Unidos – e terceira em consumo per capta.

Quem vai ganhar os jogos não há como saber, mas que a comemoração será com vinho, isso é quase uma certeza.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas