Revista ADEGA
Busca

Degustamos e Gostamos

Susana Esteban tirando o véu

Conheça o Tira o Véu 2020 da enóloga Susana Esteban, única mulher escolhida como Enóloga do Ano


Susana busca fazer vinhos com um caráter diferente dos alentejanos tradicionais
Susana busca fazer vinhos com um caráter diferente dos alentejanos tradicionais

O mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher terminou, mas há histórias de muitas mulheres do vinho para contar. ADEGA degustou (e gostou!) em março do vinho “Tira o Véu 2020” da enóloga Susana Esteban. Ela nasceu e estudou na Espanha, mas seu trabalho como enóloga começou mesmo em Portugal, em 1999 em casas importantes do Douro, como Quinta do Côtto e Quinta do Castro. A dedicação lhe rendeu uma honraria ainda rara: única mulher escolhida como Enóloga do Ano, em 2012, por uma revista portuguesa do ramo, entre outros prêmios que vem recebendo.

Seu projeto pessoal, que começou em 2009, tomou forma quando ela encontrou parcelas de vinhedos antigos na zona de Portalegre, Serra de São Mamede, uma área mais fresca no Alentejo em 2011. São castas tradicionais, com baixa produção e tratadas com muito cuidado, fruto da busca de Susana em fazer vinhos com um caráter diferente dos alentejanos tradicionais.

O rótulo degustado, que recebeu 93 pontos, como um vinho excelente, é feito com variedades brancas típicas alentejanas, de um vinhedo com mais de 85 anos. O estilo pouco comum é confirmado pelo fato de as uvas terem sido colocadas numa ânfora (30% delas com as cascas) e por lá ficaram por 9 meses, onde houve a formação do 'véu', uma camada de leveduras naturais que protege o vinho, daí o nome do rótulo. O editor de vinhos Eduardo Milan escreve que o vinho tem um ótimo volume, cremosidade e final longo e complexo e que o fato de ter desenvolvido o véu faz lembra um Jerez fino ao final do palato.

Para ler a resenha completa e saber mais sobre esse e outros vinhos de Susana Esteban, é só clicar na garrafa.

Tira o Véu 2020

Tira o Véu 2020 - AD 93 pontos - Susana Esteban, Alentejo, Portugal

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 01/04/2022, às 07h00


Mais Degustamos e Gostamos