A Symington Family Estates fará uma nova adega sustentável e de baixo impacto ambiental na parte superior leste do Vale do Douro
por André De Fraia
Um dos maiores grupos vinícolas do mundo, Symington Family Estates, apresentou o projeto da sua nova adega na parte superior leste do Vale do Douro como parte do plano da empresa para aumentar a produção de vinhos premium e não fortificados.
A adega da Quinta do Ataíde no Vale da Vilariça será exclusivamente destinada à produção de vinho não fortificado. O investimento previsto será de 12 milhões de Euros, o triplo do valor inicialmente considerado em 2018 e é parte fundamental da estratégia da empresa de dobrar as vendas de vinhos premium não fortificados até 2030.
“Desde que os planos originais foram anunciados, decidimos aumentar significativamente o tamanho das instalações como resultado de nossa confiança na crescente demanda por vinhos premium do Douro”, disse Rob Symington, diretor da Symington Family Estates .
O aumento do investimento da Symington Family Estates na produção de vinho não fortificado surge quando a empresa, que é proprietária de diversas casas de vinho do Porto como Graham's, Dow's e Warre's, diz ter lidado com condições climáticas “sem precedentes” no Douro em 2022, destacando especialmente a seca e as ondas de calor.
Em seu relatório sobre a safra 2022, a Symington disse que Portugal esteve em seca severa desde o inverno. A precipitação na Quinta do Bomfim, uma das propriedades do grupo no coração do Douro, ficou 70% abaixo da média de 30 anos, disse a empresa.
A nova adega será sustentável e será construída com baixo impacto ambiental ao ficar integrada nas vinhas biológicas circundantes e será eficiente em termos energéticos, utilizando energia solar e eólica para gerar o máximo possível energia própria.
O telhado do edifício terá cobertura vegetal autóctone, que funcionará como um regulador natural da temperatura diminuindo a necessidade de uso de energia para controle de temperatura na produção, amadurecimento e armazenagem do vinho.