Vinícolas do mundo

Australiana Two Hands mostra as diferentes facetas da Shiraz

Quatro vinhos que trazem uma experiência de terroir única

por Christian Burgos

ADEGA degustou quatro Shiraz de quatro diferentes terroirs australianos

No Brasil não é usual uma prova comparativa de diferentes terroirs da terra dos cangurus. 

Por isso essa experiência ADEGA é tão única.

Degustar quatro Shiraz puro sangue:

  • Da mesma safra (2016)
  • Mesmo preço
  • Porém de terroirs diferentes (Clare Valley, Barossa Valley, Eden Valley e Adelaide Hills)
  • Processo de estágio diversos (barricas de 225 litros, barricas de 500 litros, tanques de aço inoxidável e tanques de concreto)
  • E ainda com o uso de fermentação parcial com engaços em alguns e outros não. 

Degustar os quatro rótulos da Two Hands lado a lado é diversão garantida para uma confraria que quer desbravar este pedaço menos explorado do Novo Mundo. 

Confira:

Um vinho que consegue ser potente e guloso, e manter o equilíbrio. Muita fruta madura temperada pelo frescor da acidez e com taninos presentes e finos.

Two Hands Barossa

Vinhedos da Two Hands em Barossa

Ameixas e até figo explodem na boca com muita especiaria doce, enquanto a pimenta negra domina o fim de boca e prepara o paladar para mais um gole. O tom lácteo e a especiaria doce ganham espaço à medida que a temperatura da taça vai subindo.

Bastante extrato para evoluir, mas já pode ser apreciado jovem, e é um vinho para aquele dia frio (mas sempre podemos apelar para o ar condicionado). 

Two Hands Charlie`s Garden Shiraz 2016 - AD 94 pontos - Two Hands, Eden Valley, Austrália

Já percebemos a cor mais clara no serviço. Mais fresco como sua fruta, que é menos madura. Tem perfil clássico e finesse. Mirtilo e couro caminham juntos. Uso fino de madeira estilo Bordeaux.

Vinhedos da Two Hands em Eden Valley

Depois tudo se explica ao sabermos que vem de vinhedos de maior altitude do sul da Austrália. Os taninos são finos e granulados. A fermentação integral de 20% das uvas também ajuda a compreender seu perfil. O estágio é determinante neste vinho com 18 meses em 25% barricas de 500 litros, 29% de barricas de 225 litros e 46% em tanques de concreto.

Consegue conjugar a rusticidade e a textura do concreto e o moccha da madeira. No fim de boca, tem cravo envolvente. 

Também mais fresco, muito cravo, defumado, amora suculenta, toques animais e rosa intensa. Em boca, tem camadas de frutas vermelhas e laranja lima bem madura.

Two Hands Adelaide Hills

Vinhedos da Two Hands em Adelaide Hills

Um Shiraz elegante em seus modestos 13,5% de álcool. O corpo médio e a leveza da fruta contribuem para esta sensação. Passa 18 meses em barricas de carvalho francês, sendo 15% novas. 

Este é um 100% Syrah com estágio de 18 meses em barricas.

Vinhedos da Two Hands em Clare Valley

O nariz traz aromas profundos de mirtilo e amora, com toques de couro e café, e tanta pimenta negra que chega a picar. Com o tempo em taça, vai revelando um lado floral e balsâmico. Em boca, consegue a potência esperada dos Shiraz, mas com muito equilíbrio. A qualidade da fruta preta madura se confirma temperada por um pouco de ervas entre os taninos potentes e com textura sedosa.

Tem tudo no lugar e potencial para evoluir. Vale a pena decantar ou ter paciência na taça para deixa-lo expressar todo o seu potencial, principalmente um mineral salino que fica escondido no princípio. 

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas