Descubra os vinhos espanhóis de destaque no Guia ADEGA 2024 e ainda os melhores avaliados pela Revista acima de 98 pontos
por Redação
Foi em 2021, em plena pandemia, que ADEGA decidiu se lançar em mais uma empreitada com o Guia ADEGA Espanha, que agora chega à sua quarta edição, amplamente consolidado, com cerca de 400 vinhos avaliados de mais de 100 vinícolas, com todos os rótulos disponíveis para compra no mercado brasileiro.
Nem é preciso mencionar que, a cada ano que passa, há incrementos importantes no Guia, seguindo os passos de seus “irmãos mais velhos”, como o Guia ADEGA Brasil, que conta com mais de uma década sendo a principal referência de vinhos brasileiros, e o Guia ADEGA Portugal, que avalia os rótulos portugueses e serviu de inspiração para o nosso guia espanhol.
LEIA TAMBÉM: Tesouros da Catalunha: Vinhos espanhóis incríveis por menos de 150 reais
“Do que está no mercado brasileiro, provamos cerca de 80%, talvez mais, pois este ano avaliamos cerca de 400 rótulos espanhóis”, diz o editor de vinhos de ADEGA, Eduardo Milan.
E o mais impressionante é a qualidade dos vinhos enviados para a avaliação. Dos 315 vinhos publicados na edição deste ano, 301 tiveram notas acima de AD 90 pontos, e mais de 50 apresentaram avaliações acima de AD 95 pontos. Fato significativo é que mais de 50% dos vinhos tiveram notas superiores a AD 93 pontos. “É como se estivéssemos fazendo uma seleção dos melhores entre os melhores”, garante Milan.
LEIA TAMBÉM: Conheça o canal da Revista ADEGA no YouTube
Milan aponta que a fase final do guia deste ano, em que são selecionados os melhores, foi muito disputada, “com nota de corte foi altíssima.” “Na final dos brancos e dos tintos, a gente só teve vinho AD 96 para cima. No caso dos tintos, deu mais uns 30 vinhos, por exemplo”, conta.
Até chegar aos três tintos vencedores, foi um longo trabalho. E os campeões deste ano, com AD 98 pontos, foram Clos Mogador 2019, Dominio de Anza Finca El Rapolao 2021, Castillo Ygay Gran Reserva Especial 2012.