Vinho & Saúde

Trocando cerveja e destilado por vinho

Estudo gigante feito no Reino Unido mostra que quem prefere vinho tem menor chance de desenvolver problemas de saúde relacionados ao consumo de álcool

por André De Fraia

Pesquisa liga a preferência por vinho com menor riscos à saúde

Um estudo feito pela Universidade de Glasgow analisou os hábitos de 300.000 britânicos e descobriu que os consumidores que preferem cerveja ou destilados têm um risco maior de ter cirrose hepática e doenças que podem levar à morte do que os consumidores que bebem quantidades compatíveis de vinho.

LEIA MAIS

» Estudo mostra que queijo e vinho podem proteger o seu cérebro

» É hora do vinho ir para a academia?

Segundo a pesquisa, além do álcool, os hábitos alimentares dos consumidores que preferem cerveja ou destilados em comparação a quem toma vinho é um fator decisivo. Isso porque os indivíduos que preferem vinho tendem a acompanhar a bebida com uma bela refeição.

Quem prefere apenas beber, sem a companhia de um prato, tem, segundo o estudo, em média 10% a mais de chance de desenvolver um problema cardíaco, até 48% a mais de chance de ter cirrose hepática e 25% a mais de falecer por causas ligadas ao consumo de álcool.

Para os pesquisadores, doses moderadas de vinho acompanhadas por comida até quatro vezes por semana, é a combinação que leva ao máximo benefício e eleva as chances de não desenvolver problemas de saúde relacionados ao consumo de álcool. 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas