Nos Estados Unidos ou na França não faltam opções um tanto quanto únicas para degustar um vinho em locais inusitados, como casa da árvore ou num cedro
por Silvia Mascella Rosa
Algumas vinícolas criaram casas em árvores para você aproveitar a paisagem enquanto bebe seu vinho. Algumas delas têm até uma pequena estrutura de hotel, sendo possível dormir na própria casa da árvore.
Uma dessas vinícolas está no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a Treehouse Vineyards (Vinhedos Casa na Árvore). O proprietário Phil Nordan conta que cresceu numa fazenda e desde a infância ele construía casas nas árvores. Já adulto desejou ter a mesma experiência para ele e a esposa além da filha.
LEIA TAMBÉM: Pêra-Manca, a história do rótulo de um clássico português
Os vinhedos vieram em 2005 e algumas das opções de casas têm vista para os vinhedos. Uma delas chama-se Papas's Dream e é ideal para casais. Só não pode levar vinho de fora, mas dá para comprar lá mesmo e participar de uma degustação antes da hospedagem. Aliás, uma curiosidade: antes da lei seca na década de 1920, o estado da Carolina do Norte era o maior produtor americano de vinhos. Você encontra informações sobre essa hospedagem clicando aqui.
Ainda nos EUA, mas agora no estado do Texas, a vinícola Sandy Road em Johnson City tem uma area vip, que é uma combinação entre deck e casa na árvore. Nesse espaço são feitas degustações especiais, conduzidas pelos proprietários ou pelo enólogo, acompanhando aperitivos. O objetivo não é só informar e degustar, mas também relaxar tomando uma taça e aproveitando a vista privilegiada dos vinhedos. Infomações podem ser conferidas aqui.
LEIA TAMBÉM: A lenda de vinho de força sobre-humana na terra do Tokaji
Na França, o Château de Rayne Vigneau (1er Grand Cru Classé) de Bordeaux oferece várias experiências especiais para quem os visita, mas uma delas está na categoria que eles mesmos chamam de “Visitas Insólitas”. Baseado nas experiências do jantar nas alturas (mas um pouco mais radical), os enoturistas são sobem através de cordames até uma pequena mesa, no alto de um cedro de mais de 200 anos. Lá em cima, com a vista dos vinhedos do Vale Garonne, são degustados três vinhos, entre eles o Sauternes da propriedade.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho