MundoVino

Vinho da Alemanha quebra recorde de preço!

O vinho alemão Trockenbeerenauslese de 1921 alcançou preço inédito em leilão

por Redação

Conforme se previa, um Trockenbeerenauslese do vinhedo Kupfergrube, colhido na safra de 1921, a última garrafa deste vinho ainda nas mãos da vinícola Gut Hermannsberg, alcançou preço recorde no leilão em que os produtores alemães apresentam suas novidades e raridades.

A garrafa foi arrematada pela bagatela de 14.992 euros depois de começar com um modesto preço inicial de 350 euros. “Esse é um preço inacreditavelmente alto, mesmo para um item único”, disse o enólogo Karsten Peter. Vale lembrar que a vinícola Gut Hermannsberg, que estabeleceu preço recorde no ano passado com o TBA de 2015, agora se tornou detentora de um recorde duplo – o valor mais alto tanto para um vinho jovem, quanto para o de uma safra madura.

Leia também:

Trockenbeerenauslese, o rei dos vinhos alemães

Garrafa de vinho do Porto quebra recorde de preço

Leilão de vinhos levanta 66 mil euros para instituição de caridade

“Os últimos leilões demonstram claramente que o Riesling alemão atingiu agora um nível muito elevado em todo o mundo”, afirmou Peter. No mesmo leilão, Markus Molitor, por exemplo, alcançou um preço de 1.250 euros para um Auslese de Bernkasteler Doctor (Mosel). Philipp Wittmann obteve 350 euros por seu Riesling da vinícola La Borne em Rheinhessen. Klaus Peter Keller amealhou 950 euros pelo seu Pettenthal Riesling GG seco e Weingut Emrich-Schönleber (Nahe) leiloou não menos de 302 garrafas de magnum do seu Riesling GG Auf der Ley por 287 euros cada.

Os produtores estão cada vez mais animados, especialmente com a safra 2018. “O grande calor e as condições áridas do verão levaram o amadurecimento das uvas a um avanço notável. Um pouco de chuva noites atrás, e a temperatura despencou para quase 0°C – estas são as condições ideais para o início da botrytis”, explica Karsten Peter.

palavras chave

Notícias relacionadas