Mundovino

Vinho na dieta: consumido durante as refeições, os polifenóis da bebida auxiliam na queima das gordurinhas

Professora defende a tese ao responder à pergunta que não quer calar: vinho e manutenção do peso – é possível?

por Redação

Os polifenóis são responsáveis por um processo termogênese

“É possível e vou explicar o porquê”.

A autora dessa frase foi a Professora Rosa Lamuela-Raventós do Departamento de Nutrição, ciências gastronômicas e gastronomia da Universidade de Barcelona.

Ela avaliou diversos estudos feitos nos últimos anos, inclusive um brasileiro desenvolvido pela ELSA - Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto – uma investigação composta por 15 mil funcionários de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, para constatar que os consumidores moderados de vinhos tendem a ter maior controle de peso do que os consumidores de outras bebidas alcóolicas.

De acordo com Lamuela-Raventós a resposta está nos polifenóis, substância encontrada nos vinhos, principalmente nos tintos.

“O principal componente do vinho que dá calorias é o etanol, mas o vinho também contém minerais, como o potássio, e tem polifenóis, e uma gama diversa, são mais de 75 tipos, desde antocianinas até flavonóides, e o mais famoso, que é Resveratrol”.

Vinho tinto é rico em substâncias conhecidas como polifenóis

A pesquisadora diz que essas substâncias fazem um processo conhecido como termogênese, ou seja, o corpo não está apenas neutralizando as calorias consumidas no vinho, mas também queimando as ingeridas na comida.

A Professora Rosa Lamuela-Raventós destaca ainda que os resultados são maximizados quando o consumo moderado de vinho tinto é feito durante as refeições.

» O que é o Blanc de Blancs, o tipo de espumante cada vez mais apreciado mundo afora?

» Magnata da Bodega Pesquera deserda filhas, em novela pelo controle da vinícola

» Angelina Jolie entra na justiça para vender a sua parte no Château Miraval

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas