Vinho - 10.Ago - Saúde

Vinho pode prevenir e atenuar sintomas de artrite reumatóide

por Redação

Um novo estudo publicado no site da revista britânica Rheumatology sugere que o consumo regular de álcool pode, não só diminuir o risco de desenvolvimento de artrite reumatóide, como também atenuar os sintomas da doença para aqueles que já sofrem dela.

A artrite reumatóide tem como principal característica uma dolorosa inflamação articular. Cerca de 1% da população mundial sofre desse mal, mas ainda não se sabe quais são as suas causas. Com esse novo estudo, no entanto, os pesquisadores acreditam estar um passo mais próximos da descoberta de um tratamento mais eficiente para a doença.

A equipe de médicos da Universidade do Sheffield no Reino Unido analisou mais de 1.800 voluntários diagnosticados com a artrite há pelo menos três anos e outros 1.004 indivíduos considerados saudáveis. Os níveis de inflamação nos ossos e nas cartilagens dos participantes do estudo foram medidos através de radiografias e eles tiverem que preencher diversos questionários sobre seus hábitos e estilos de vida.

Os especialistas descobriram que os voluntários que não bebiam tinham quatro vezes mais chances de desenvolver a artrite reumatóide do que aqueles que consumiam álcool em mais de 10 dias do mês. Nos portadores da doença, os pesquisadores notaram que os níveis de inflamação dos que ingeriam bebidas alcoólicas eram mais baixos.

No entanto, os médicos destacam que o estudo tem suas limitações. "Nós estudamos a freqüência do consumo de álcool, ao invés de calcular a quantidade exata, o que pode distinguir os benefícios, de acordo com os diferentes tipos de bebida", disse um dos especialistas, o Dr. James Maxwell.

Ainda assim, os autores do estudo afirmam que os resultados são promissores. "Eu digo a meus pacientes que é improvável que uma pequena quantidade de álcool consumida com responsabilidade, de dois a três dias por semana, seja nociva", disse Maxwell.

ESPECIAL:Mulher & vinho: uma harmonização perfeita - Inúmeros estudos acadêmicos provam que o consumo de vinho faz bem à saúde. Saiba como as mulheres se beneficiam nessa relação com Baco

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Curso culinário para estrangeiros oferece visita a bodegas espanholas

+ Traça europeia coloca outra região da Califórnia em quarentena
+ Vinoterapia se destaca no turismo de Bordeaux

+ Companhia aérea alemã serve vinho de Gérard Depardieu

+Colheita atrasada na Califórnia tira sono de vinicultores

palavras chave

Notícias relacionadas