Vinho tinto previne cáries

Pesquisa mostra que os polifenóis do vinho podem afastar as bactérias que causam cáries e doenças das gengivas


Uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chems aponta que os polifenóis do vinho podem ser bons para a saúde bucal. Este estudo recente, realizado por uma equipe espanhola, sugere que os polifenóis podem impulsionar a saúde ao trabalhar com “bactérias boas” em nosso intestino, ao mesmo tempo em que afastam bactérias nocivas na boca.
Tradicionalmente, alguns benefícios dos polifenóis para a saúde foram atribuídos ao fato de que esses compostos serem antioxidantes, o que significa que eles provavelmente protegem o corpo de danos causados por radicais livres. No entanto, trabalhos recentes indicam que eles também podem promover a saúde ao interagir ativamente com bactérias.
Leia mais:

Como o vinho faz você se sentir?

+ O papel do vinho contra a gripe

Os pesquisadores testaram os efeitos de dois polifenóis do vinho tinto (ácido cafeico e p-coumarico) em bactérias que grudam nos dentes e gengivas e causam cáries e outras doenças. Eles descobriram que os polifenóis do vinho reduziram a capacidade de essas bactérias de aderirem às células. Quando combinado com o Streptococcus dentisani (um probiótico oral que estimula o crescimento de bactérias boas), os polifenóis foram ainda mais eficazes para inibir o crescimento de bactérias ruins.
“Pesquisas anteriores demonstraram que os extratos de vinho tinto e semente de uva impediram o crescimento de diferentes bactérias que causam doenças bucais. Esta nova pesquisa foi mais longe ao mostrar que os polifenóis do vinho inibiram a capacidade de bactérias causadoras de doenças naboca de aderirem às células. Além disso, eles revelaram a capacidade das bactérias orais para processar polifenóis e libertar metabólitos que poderiam auxiliar nesse processo. Esta pesquisa tem o potencial de transformar a maneira como a doença oral é tratada”, afirmou Blessing Anonye, pesquisadora da Warwick Medical School, Microbiology & Infection, Biomedical Sciences.
No entanto, apesar de o vinho tinto conter polifenóis benéficos a uma boa saúde bucal, o nível de ácido e açúcar contidos no vinho pode ter impacto negativo no esmalte dos dentes.

+ Descubra outros benefícios do vinho para a saúde

Arnaldo Grizzo

Publicado em 5 de Setembro de 2018 às 10:38


Notícias vinho e saúde vinho previne caries saúde benefícios do vinho