Selecionamos alguns rótulos do Novo Mundo que envelhecem bem e enfrentam fácil mais de 10 anos de guarda
por Redação
ADEGA traz uma seleção de rótulos do Novo Mundo com 10 anos ou mais de guarda que foram provados nos últimos anos.
Provas de que a evolução dos vinhos de fora do Velho Mundo pode, sim, ser muito boa e de que os consumidores não precisam ter medo de envelhecer suas garrafas em adega.
Confira a avaliação desses vinhos e vislumbre o potencial que eles podem apresentar.
Um ícone que nessa safra contou com 79% Cabernet Sauvignon, 19% Carménère, 6% Cabernet Franc e 3% Petit Verdot, com 18 meses de estágio em barricas novas de carvalho francês. Mescla a elegância do 2015, com o frescor do 2016 e a intensidade do 2017. Aqui precisão e equilíbrio são as palavras de ordem. Consequência de uma safra excelente, que se comprova na taça. Um dos melhores Almaviva, senão o melhor, provado por ADEGA até hoje.
Quando degustado em 2021, nossos especialistas tiveram que criar coragem para meter o saca-rolhas nesse “young baby”. O vinho ainda foi decantado 3 horas antes de apreciá-lo. Mas a experiência foi deliciosa. O ano de 2016 foi uma grande safra em Napa e esse vinho estará no ponto em mais 10 anos e depois continuará excepcional, facilmente, por mais 15 anos.
Um clássico. Mergulhe no equilíbrio deste corte bordalês com sotaque sulamericano - 67% de Cabernet Sauvignon, 15% de Carménère, 8% de Malbec, 7% Petit Verdot e 3% Cabernet Franc. Pronto para hoje e para mais uma década.
A safra excepcional de 2018 no Chile é confirmada nesse tinto composto de 91% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 3% Merlot e 1% Petit Verdot, com estágio de 15 meses em barricas de carvalho francês, sendo 72% novas e 28% de segundo uso. A mais precisa e refinada safra desse vinho, entre as melhores, senão a melhor edição provada até o momento.
Este corte de Merlot (34%), Tannat (25%), Cabernet Sauvignon (25%), mais pequenas partes de Petit Verdot, Cabernet Franc e Marselan, com estágio de 22 meses em barricas de carvalho. Estrutura e potência aliada a acidez vigorosa garantem a vida looonga desse vinho.