Veja dicas de como escolher o melhor vinho para acompanhar fondue de queijo
por Paula Daidone
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, fondue de queijo harmoniza melhor com vinho branco do que vinho tinto. Por dois motivos: primeiro, os queijos normalmente utilizados não têm estrutura para o vinho tinto e segundo, a fondue é um prato altamente gorduroso que precisa de um vinho com acidez elevada para limpar o paladar e preparar a boca para a próxima garfada.
O vinho branco ideal para fondue de queijo é o que tem frescura e textura encorpada, pois o queijo derretido é pesado e um vinho leve morreria na combinação. Como se trata de queijos do tipo semi duros com leve dulçor, como gruyère e emmental, a receita tende a ter um toque adocicado. Optar por vinho com um leve açúcar residual pode trazer uma sensação agradável à combinação.
Vinhos de uvas naturalmente mais adocicadas, como Riesling e Gewürztraminer, são ótimas opções. Vinhos com passagem por barrica de carvalho, principalmente americana, também vai bem, pois apresentam notas doces e textura cremosa. Aqui, a Chardonnay casa perfeitamente. No hall das borbulhas, Brut e Demi-Sec funcionam bem.
Se você não dispensa um vinho tinto, opte por um Pinot Noir, com traços da Borgonha. Ou então, incremente a receita do fondue de queijo com ingredientes mais potentes, como bacon, calabresa, cogumelos ou até mesmo pedaços de carne. Nesse caso, procure por um vinho de corpo leve ou médio, jovem e frutado.