Confira uma seleção de vinhos para acompanhar esse tradicional prato italiano
por Paula Daidone
O Spaghetti alla Carbonara é um prato icônico da culinária do Lazio, na Itália. Uma receita fácil de preparar, mas não tão simples de harmonizar, pois é composta por ingredientes com características complexas. Os vinhos brancos e espumantes são os mais aconselháveis, mas é possível incluir um tinto, seguindo alguns cuidados.
Será necessário um vinho com acidez moderada, boa intensidade e persistência, com certa suavidade e baixo teor alcoólico. A harmonização mais "segura" é com um vinho branco. Os espumantes são altamente recomendados para criar um casamento perfeito com a receita.
As borbulhas ajudam a "desengordurar" o paladar da oleosidade do bacon e da gordura do ovo, além de equilibrar a tendência doce do prato e neutralizar a picancia da pimenta e o sal do pecorino.
É preciso ter cuidado com os vinhos tintos. Evite vinhos muito tânicos, pois como o paladar já está saturado pela presença de gordura, é necessário limpá-lo com acidez e não ressecá-lo com o tanino. Prefira vinhos com teor alcoólico baixo, para não potencializar o sal e a pimenta.
Confira uma seleção de vinhos degustados pela Revista Adega para acompanhar um delicioso Spaghetti alla Carbonara:
+lidas
O garagista de Bordeaux que se tornou um dos vinhos mais valiosos do mundo
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Vieiras, porco assado e frango ao curry: confira harmonizações com vinhos brancos
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
Segredos dos aromas do vinho