Chuvas na Nova Zelândia provocadas pelo ciclone Gabrielle inundaram grande parte da baía de Hawke e muitas vinícolas estão de baixo d'água
por Por Edmundo Ubiratan
A baía de Hawke na Nova Zelândia é conhecida pelos seus vinhos finos, mas que agora enfrenta uma grave inundação após a passagem do ciclone Gabrielle. Muito dos vinhedos da região, se estendendo desde e Gimblett Gravels, Bridge Pa e mais para o interior estão de baixo dá água.
A devastação em quase toda a Ilha Norte ocorreu apenas duas semanas após um forte temporal, que durou poucos minutos, ter inundado Auckland, a principal cidade do país.
E o que tornou o caso mais grave é que ocorreu em um dos meses mais secos do ano, com as fortes chuvas tendo inundado repentinamente o solo, causando fortes deslizamentos de terra.
Ainda que a Nova Zelândia tenha períodos de forte chuvas em todo o país, que usualmente ocorre nas montanhas e desce pelos rios até o mar, o recente temporal foi o mais intenso já registrado. O arquipélago que forma a Nova Zelândia fica em uma região vulnerável aos ciclones tropicais do Pacífico Sul, que neste ano causou grandes destruição no Norte e Nordeste do país.
Um dos pontos mais atingidos foi a região do vale do rio Tuki Tuki, onde se concentram grandes vinícolas, em especial na encosta do Te Mata, com a água encobrindo plantações, pomares e vinhedos.
Segundo imagens da Defesa Aérea da Nova Zelândia, ao menos por ora, os vinhedos entre Tuki Tuki e Ngaruroro, foram os menos atingidos, sofrendo basicamente com o solo enxarcado, mas sem serem encobertos pela água. Contudo, o Vale Esk foi completamente encoberto, com diversas vinícolas, inclusive a homônima, sendo fortemente atingida pela força do temporal e na sequência por grandes inundações.
Um dos temores das autoridades da Nova Zelândia e de produtores é que os fenômenos climáticos se tornem mais intensos, com os efeitos do La Niña, evento climático que aumenta a temperatura das águas do Pacífico Sul, sendo potencializados com as mudanças no clima.
Mesmo sem confirmação oficial, as autoridades estimam que entre 13 e 20 hectares de vinhas estejam sob as águas em toda a região da baía de Hawke.