Escola do vinho

Você sabe, de verdade, o que significa terroir?

O termo define a identidade do vinho, a partir de conceito completo e complexo – que inclui a atuação do homem!

por Redação

O que é terroir? O caminho para chegar à reposta desta questão não é dos mais tranquilos. Para a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) a definição oficial é:

“Terroir: conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas enológicas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço”.

Achou complicado? O Guia Larousse traz uma definição um pouco mais clara e menos técnica:

“Terroir é uma palavra francesa sem tradução em nenhum outro idioma. Significa a relação mais íntima entre o solo e o micro-clima particular, que concebe o nascimento de um tipo de uva, que expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho, sem que ninguém consiga explicar o porquê.”

Nós vamos tentar explicar: o terroir é formado por alguns componentes, o solo e a topografia da região vitivinícola, assim como seu clima são os principais destes elementos, que interagem para determinar o que chamamos de "micro-clima" do vinhedo.

Observar e analisar fatores típicos de cada região - tais como: características e qualidade do solo, relevo, altitude e temperatura da região, quantidade e regularidade de luz solar, incidência de chuva, vento e umidade - foi, por séculos, a ocupação dos vitivinicultores. Trabalho esse que servia para determinar a melhor uva para ser cultivada dentro daquele contexto específico e para descobrir qual cepa produziria o vinho de melhor qualidade naquele local.

Sem saber, eles estavam estudando e determinando o terroir.

Assim, terroir é o ambiente de uma região produtora de vinhos, englobando todos os seus aspectos. E não apenas os elementos do meio ambiente em si, mas também aqueles relativos à atuação do ser humano. Ou seja, tudo que contribui para dar ao vinho uma especificidade única. 

Dessa forma, mais que uma simples palavra, terroir é um conceito completo e complexo. É um conjunto de fatores que influencia o desempenho do vinhedo, a qualidade da uva colhida e acaba participando da personalidade final do produto, como se fosse uma assinatura de cada região produtora.

Não por acaso, o termo não possui tradução em outros idiomas, exprimindo toda a sutileza dessa bebida ao mesmo tempo milenar e atual que é o vinho.

» Em pé ou deitada: existe uma posição correta para guardar as garrafas de vinho?

» Sim, é possível envelhecer vinhos com tampa de rosca

» Qual é a taça que devo escolher? Há um modelo para cada tipo de vinho

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas