Escola do vinho

A adorável uva Carignan é a “outra Pinot Noir”, de um dos grandes terroirs da França

A região de Languedoc-Roussillon ficou famosa por produzir vinhos agradáveis, pouco tânicos e muito saborosos, com a uva

por Redação

A Carignanpossui mais de 60 nomes diferentes mundo afora

Para falar de Carignan, precisamos passar pela Espanha, antes de chegar na França. Isso porque a casta é espanhola e até dá nome a uma denominação de origem, a Cariñena, na região de Aragão.

Fora dali ela recebe inúmeros nomes diferentes, mais de 60, mundo afora.

Entre os mais comuns estão Mazuelo e Samsó, na Catalunha; Carignane, na Califórnia; Carignano, na Sardenha e Gragnano em outras regiões da Itália. 

Em Languedoc-Roussillon, na França, o buraco é mais embaixo: no lugar onde a Carignan historicamente se difundiu ela não só é mesclada com outras uvas nos vinhos, assim como há varietais só com ela. Por isso, convencionou-se chamá-la de Pinot do Languedoc, em referência aos tão famosos Pinots da Borgonha.

A Carignan já foi a variedade mais plantada da França

Na região há até a Carignan Blanc, uma mutação da variedade tinta, encontrada só ali.

Ainda na França, a Carignan já foi a variedade mais plantada até quase o fim do século 20, quando então foi superada pela Merlot. Até hoje, no entanto, elaé amplamente plantada no sul da França e isso se deve ao seu alto rendimento.

A videira de Carignan é excepcionalmente produtiva, produzindo regularmente até 20 mil litros de vinho por hectare, quatro vezes mais do que a Cabernet Sauvignon, por exemplo. 

Vignadoresdel Carignan, os protetores da Carignan, no Chile

A Carignan no Chile e seus vinhedos antigos

No Vale do Maule, um grupo de produtores decidiu se unir para criar uma associação com cerca de 15 empresas para a proteção dessa variedade, lá conhecida como Vigno. Na região há 700 hectares, geralmente de vinhedos muito antigos que dão origem a excelentes vinhos. 

Quer dicas de bons Carignans? Clique aqui e veja alguns já degustados por ADEGA

» 10 Cabernet Francs para se entregar à casta apaixonante

» A Pinot Noir americana que faz sucesso falando… francês!

» Supertoscano é o vinho italiano que nasceu fora da lei

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas