Mundovino

Azerbaijão revela plano para ser destino para amantes do vinho

A ex-república soviética vai criar rota que passa por várias cidades e mais de 15 vinícolas

por André De Fraia

O Azerbaijão está na região onde os primeiros vinhos da história foram produzidos

A Agência Estatal de Turismo do Azerbaijão anunciou essa semana que está trabalhando junto ao Conselho da Europa para criar a “Rota do Vinho Iter vitis”, expressão do latim que significa algo como “viagem de videira”.

» Ator de Game of Thrones vira embaixador global da Casillero del Diablo

“Atualmente são mais de 15 vinícolas no país. No Azerbaijão, esta rota começa em Baku e cobre as cidades de Shamakhi, Ismayilli, Gabala, Shaki, Ganja e Tovuz ”, revela Sharifa Hasanova, chefe de setor da Agência Estatal de Turismo.

Vinhedos no Azerbaijão podem ser o próximo destino dos enófilos

O país faz parte de um cinturão do vinho que começa na região russa de Krasnodar, passa pelo Azerbaijão e tem seu fim na Geórgia. Lembrando que as pesquisas mostram que foi exatamente ali que os primeiros vinhos da história foram produzidos há pelo menos 8 mil anos.

Hasanova diz ainda que a ideia é aproveitar essa história e no futuro transformar a rota do vinho do Azerbaijão, em uma rota de vinhos do Cáucaso: “A implementação da rota Iter Vitis Cáucaso está em curso, junto com negociações com a Geórgia. Uma única versão será apresentada”.

» Sting: “Eu fui enganado quando comprei vinícola na Toscana”

Rotas culturais comuns já foram propostas cobrindo o Azerbaijão, Geórgia e Armênia, mas tal rota temática não foi desenvolvida ainda na região.

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas