Biodinâmica é o futuro para Champagne, dizem especialistas

Muitos especialistas esperam que os produtores de Champagne adotem métodos de produção biodinâmicos e orgânicos

por Redação

Fonte: Decanter.com

Segundo especialistas e alguns produtores, a adoção de métodos biodinâmicos e orgânicos pode ser o futuro para região de Champagne. Para eles, a adoção desses métodos pode trazer efeitos positivos na hora da colheita e no produto final. Durante uma pesquisa, foi constatado que apenas 1% das vinícolas da região usam a viticultura orgânica e a apenas um produtor na região inteira usa a biodinâmica.

Jean-Baptiste Lecaillon, produtor da região, se mostrou otimista em relação aos novos métodos: “O futuro vai ser a viticultura orgânica e a biodinâmica. As vinhas estão mais fortes e estão dando mais frutos, com mais frescor e com mais profundidade”. Ele completou: “No primeiro e no segundo ano depois da conversão você vai perder 20% ou 30% dos rendimentos, mas depois de quatro ou cinco anos esses rendimentos voltam”.

Enquanto alguns produtores focam mais nos aspectos espirituais da produção biodinâmica, Lecaillon gosta de usar uma abordagem mais prática. Segundo ele, “é apenas um jeito de fazer um vinho melhor”. 

palavras chave

Notícias relacionadas